Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

sábado, 30 de outubro de 2010

O SONO DOS RECÉM-NASCIDOS.

Ai que sono! 

Saiba como se adaptar às noites mal dormidas com seu filho em casa.
O Dr. Fausto Ito esclarece dúvidas, dá dicas e orientações sobre como melhorar a qualidade do sono dos pais e de seus filhos durante essa importante fase da vida. 
  ___________________________________________________________________________

Como todo mundo sabe, a vida da mãe de um recém-nascido não é nada fácil. É um tal de dorme, acorda e mama à noite inteira. E nem o pique aguenta noites consecutivas maldormidas. Mas calma! Seu cansaço tem solução. Você pode criar alguns hábitos que vão ajudá-la a dormir bem e a conseguir realizar todas as tarefas que uma boa mãe faz.
Estudos indicam que o período ideal de sono é de 6 a 8h, variando um pouquinho de pessoa para pessoa. Mas, no primeiro ano de vida do bebê, é quase impossível a mamãe conseguir dormir tantas horas. Além de toda a atenção que o bebê demanda, a mulher de hoje em dia tem diversas obrigações que não permitem que ela pare e relaxe por muito tempo.
Dormir pouco ou ter o sono irregular pode trazer sérias consequências, como: deixar a pessoa mais ansiosa e com variações de humor; trazer problemas físicos e psíquicos; e até afetar seu relacionamento social. Quem não consegue dormir direito se torna indisposta, mais lenta e suscetível a doenças. De acordo com Fausto Ito, dentista e membro da Associação Brasileira do Sono: "Conforme uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia (EUA), perder uma noite de sono diminui a capacidade de armazenar novas informações em cerca de 40%, dificultando a capacidade de memória, raciocínio e concentração".
Mas não precisa se desesperar! Mesmo com tantos afazeres e preocupações, é possível, sim, ter o sono em dia. Mais importante do que a quantidade de horas dormidas por noite é a qualidade do sono. "É importante que a mãe passe por todas as fases do sono, desde a transição da vigília para o sono superficial (NREM estágios 1 e 2) até o profundo, inclusive a fase dos sonhos. Somente assim, a mãe sentirá a sensação plena de que o sono da noite anterior foi reparador e suficiente para a recuperação de suas energias", ressalta Ito.

Cochilo da tarde
A quantidade de sono das pessoas é variável, mas, normalmente, um nenê dorme cerca de 16h por dia durante o primeiro ano de vida. Nos primeiros três meses, a situação é um pouquinho mais complicada, porque o bebê ainda não estabeleceu seu ritmo biológico e pode acordar várias vezes durante a noite. Consequentemente, isso interrompe o precioso sono dos pais. Geralmente, depois do 3º mês, a criança já começa a se acostumar com o ritmo dos adultos, dormindo à noite e tirando alguns cochilos durante o dia. Pode fazer como aquela mamãe que consegue dar uma cochiladinha durante o dia junto com o filhote? Pode e deve, conforme a explicação de Fausto: "O sono, durante o dia, ajuda a recuperar as energias e a repor o sono perdido durante a noite, especialmente dos adultos". Então, aproveite para organizar a sua vida de acordo com o ritmo do seu bebê e separe algumas horinhas para um bom descanso. Pode parecer bobagem, mas isso vai contribuir muito com a sua saúde e o bem-estar de toda a família.

Cada um no seu lugar
É recomendável que a criança se acostume a dormir no berço o mais cedo possível. O mais adequado é ele ficar em um quarto separado. Essas medidas são importantes tanto para o bebê quanto para os pais. "Essa separação faz parte da educação com relação ao sono e do desprendimento natural entre mãe e filho. Dessa forma, os pais vão conseguir relacionar determinadas situações ao adormecer da criança e prevenir as associações equivocadas ao sono, como a presença e a disponibilidade total da mãe, seja durante o dia ou ao longo da noite", adverte Ito.

Com a companhia do ursinho de pelúcia
Os pais precisam criar referências para o bom-sono do filho. Ele precisa estar em um ambiente adequado, deitado no berço e, dependendo do gosto dele, abraçado com seu bicho de pelúcia favorito ou cobertor especial. É comum as crianças despertarem durante a noite. Mas, se elas estiverem confortáveis no ambiente e com as mesmas circunstâncias do momento em que foram dormir, a maioria delas adormece de novo sem precisar da ajuda dos adultos.

Família unida
Nos primeiros três meses de vida, o baby vai acordar muitas vezes durante a noite. Por isso, é importantíssimo que o papai, a vovó, a babá ou quem estiver ajudando a mamãe nesse período reveze na hora de levantar no meio da noite. Assim, a mamãe vai conseguir descansar mais.

Um diabinho de dia e um anjo à noite
Para não correr o risco de o seu bebê trocar o dia pela noite, deixe o ambiente bem iluminado durante o dia e mais escuro à noite para colaborar com o sono dele. Assim, ele vai perceber rapidamente qual é o ambiente certo para ficar acordado e quando é a hora de dormir.

Livre e confortável
Assim como os adultos, as crianças precisam se sentir 100% à vontade para terem uma boa noite de sono. Por isso, a escolha dos pijamas é importantíssima. Prefira os que deem liberdade de movimentos e conforto ao seu filhote.

Fonte: Revista Baby e Cia:
Ano 3, nº 20, SET/2010.

Assista ao vídeo sobre Distúrbios do Sono nas crianças:

Nenhum comentário:

Postar um comentário