Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Horário de Verão e Sono

Para cerca de 33% da população brasileira sono contínuo e reparador não passa de mera utopia, pois essa parcela significativa de brasileiros padece com os chamados distúrbios do sono.

O horário de verão que existe há 25 anos pode funcionar como mais um obstáculo para o sono de qualidade. Apesar de boa parte da população gostar da mudança, muitas pessoas já estão preocupadas por terem de enfrentar, mais uma vez, dificuldades para regular o sono e entrar no ritmo do novo horário.

Em todo início de primavera, o horário de verão nos estados do Sul, Sudeste e Centro Oeste, além do Distrito Federal, pode exigir certa adaptação do corpo humano para dormir e acordar uma hora mais cedo. Preparar o organismo para o novo horário é garantir o sono de qualidade.

O hormônio regulador do sono, a melatonina, é acionado ao entardecer, ou seja, pela ausência de luz. Para adaptar-se ao horário de verão é importante evitar situações estimulantes no final da tarde ou no começo da noite.

As pessoas podem demorar cerca de 3 a 5 dias para se adaptarem ao horário de verão. É importante não mudar drasticamente a rotina e evitar as bebidas cafeinadas (chá preto, verde ou branco), energéticos principalmente perto da hora de ir dormir para não dificultar o início ou manutenção do sono. Após esse período e com os devidos cuidados, o corpo se adapta sem maiores transtornos.

Para não sofrer tanto com a adaptação, a dica é começar a tomar providências imediatamente:

SESTA

Para quem não está habituado à prática da sesta é bom evitar os cochilos à tarde nos primeiros dias para não atrapalhar o sono noturno. No jantar escolha alimentos que favoreçam o sono. A combinação de aminoácidos e proteínas aumentam os níveis de serotonina, hormônio que promove o sono. Outras combinações como leite morno e iogurte com cerais também funcionam. O leite quando aquecido libera uma substância chamada triptofano que auxilia na formação da melatonina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário