Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Alimentação para o sono perfeito

Entenda por que os carboidratos ajudam a dormir bem.

Para ter a certeza de que você irá dormir bem e que só irá acordar no dia seguinte totalmente revigorado e com toda disposição, então não elimine os carboidratos ao anoitecer. A recomendação vem do Dr. Fausto Ito Especialista em Distúrbios do Sono e Membro da Associação Brasileira do Sono.

Os carboidratos favorecem o sono, mas, como liberam glicose rapidamente, é bom controlar o consumo. Os alimentos ricos em carboidratos contribuem para a produção de 2 tipos de hormônios, a serotonina, que diminui a ansiedade e combate a insônia, e a melatonina, que induz o sono.

Ao contrário do que muita gente pensa, massas, arroz ou batata vão muito bem na última grande refeição e não representam perigo para a silhueta. Essa história de que pratos do gênero no período da noite têm relação com o aumento de peso não passa de mito. E a explicação é muito simples: Cada grama de carboidrato sempre fornecerá 4 calorias não importando a hora em que é ingerido, porém, para não aumentar de peso é preciso controlar a ingestão calórica.

EVITAR EXAGEROS TAMBÉM CONTRIBUI PARA O SONO PERFEITO.

A fartura no jantar, seja qual for o nutriente que prevaleça, definitivamente não deixa ninguém dormir direito. À noite nosso metabolismo é mais lento os batimentos cardíacos diminuem assim como o ritmo da respiração e o processo digestivo. Os excessos à mesa fatalmente vão resultar em um grande desconforto abdominal capaz de tirar o sono e provocar pesadelos.

DICAS SOBRE ALIMENTAÇÃO E SONO

1) Se estiver com vontade de comer massa a noite, ceda a tentação, porém com moderação.

2) Carnes vermelhas somente no almoço, caso contrário, o risco de ter um sono interrompido ou até mesmo passar a noite em claro é muito grande.

3) Ao longo do dia dê preferência a pratos com baixo índice calórico para não elevar o índice glicêmico. Feijão, batata doce e alimentos integrais regulam a glicemia e afastam os riscos de adquirir diabetes tipo 2 por alimentação inadequada.

4) Infusões de melissa e camomila induzem e melhoram a qualidade do sono. As substâncias presentes nessas ervas além de diminuir a agitação, melhoraram os desconfortos gástricos e intestinais. O cuidado fica por conta dos chás que contém a Camelia Sinensis, pois possui cafeína, que é estimulante.

5) Desligar a TV, computador e celular é uma técnicas muito utilizada e eficaz. A luz desses aparelhos interfere na produção de melatonina, hormônio que avisa o cérebro que é hora de dormir.

6) A atividade física é uma unanimidade na promoção de saúde e manutenção da qualidade de vida. A prática de exercícios físicos contribui para melhorar o padrão de sono, proteger a pessoa contra os efeitos de sua privação e por atuar como fator chave para aumentar a longevidade. Exercícios físicos devem ser feitos pelo menos quatro horas antes de ir dormir e o exagero, nos exercícios desgasta os músculos e libera muito ácido láctico, o que provoca dores generalizadas no corpo e faz o efeito inverso no sono.

* Artigo publicado em: http://mdemulher.abril.com.br/blogs/karlinha/geral/alimentacao-para-o-sono-perfeito/

Nenhum comentário:

Postar um comentário