Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

sábado, 30 de outubro de 2010

O SONO DOS RECÉM-NASCIDOS.

Ai que sono! 

Saiba como se adaptar às noites mal dormidas com seu filho em casa.
O Dr. Fausto Ito esclarece dúvidas, dá dicas e orientações sobre como melhorar a qualidade do sono dos pais e de seus filhos durante essa importante fase da vida. 
  ___________________________________________________________________________

Como todo mundo sabe, a vida da mãe de um recém-nascido não é nada fácil. É um tal de dorme, acorda e mama à noite inteira. E nem o pique aguenta noites consecutivas maldormidas. Mas calma! Seu cansaço tem solução. Você pode criar alguns hábitos que vão ajudá-la a dormir bem e a conseguir realizar todas as tarefas que uma boa mãe faz.
Estudos indicam que o período ideal de sono é de 6 a 8h, variando um pouquinho de pessoa para pessoa. Mas, no primeiro ano de vida do bebê, é quase impossível a mamãe conseguir dormir tantas horas. Além de toda a atenção que o bebê demanda, a mulher de hoje em dia tem diversas obrigações que não permitem que ela pare e relaxe por muito tempo.
Dormir pouco ou ter o sono irregular pode trazer sérias consequências, como: deixar a pessoa mais ansiosa e com variações de humor; trazer problemas físicos e psíquicos; e até afetar seu relacionamento social. Quem não consegue dormir direito se torna indisposta, mais lenta e suscetível a doenças. De acordo com Fausto Ito, dentista e membro da Associação Brasileira do Sono: "Conforme uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia (EUA), perder uma noite de sono diminui a capacidade de armazenar novas informações em cerca de 40%, dificultando a capacidade de memória, raciocínio e concentração".
Mas não precisa se desesperar! Mesmo com tantos afazeres e preocupações, é possível, sim, ter o sono em dia. Mais importante do que a quantidade de horas dormidas por noite é a qualidade do sono. "É importante que a mãe passe por todas as fases do sono, desde a transição da vigília para o sono superficial (NREM estágios 1 e 2) até o profundo, inclusive a fase dos sonhos. Somente assim, a mãe sentirá a sensação plena de que o sono da noite anterior foi reparador e suficiente para a recuperação de suas energias", ressalta Ito.

Cochilo da tarde
A quantidade de sono das pessoas é variável, mas, normalmente, um nenê dorme cerca de 16h por dia durante o primeiro ano de vida. Nos primeiros três meses, a situação é um pouquinho mais complicada, porque o bebê ainda não estabeleceu seu ritmo biológico e pode acordar várias vezes durante a noite. Consequentemente, isso interrompe o precioso sono dos pais. Geralmente, depois do 3º mês, a criança já começa a se acostumar com o ritmo dos adultos, dormindo à noite e tirando alguns cochilos durante o dia. Pode fazer como aquela mamãe que consegue dar uma cochiladinha durante o dia junto com o filhote? Pode e deve, conforme a explicação de Fausto: "O sono, durante o dia, ajuda a recuperar as energias e a repor o sono perdido durante a noite, especialmente dos adultos". Então, aproveite para organizar a sua vida de acordo com o ritmo do seu bebê e separe algumas horinhas para um bom descanso. Pode parecer bobagem, mas isso vai contribuir muito com a sua saúde e o bem-estar de toda a família.

Cada um no seu lugar
É recomendável que a criança se acostume a dormir no berço o mais cedo possível. O mais adequado é ele ficar em um quarto separado. Essas medidas são importantes tanto para o bebê quanto para os pais. "Essa separação faz parte da educação com relação ao sono e do desprendimento natural entre mãe e filho. Dessa forma, os pais vão conseguir relacionar determinadas situações ao adormecer da criança e prevenir as associações equivocadas ao sono, como a presença e a disponibilidade total da mãe, seja durante o dia ou ao longo da noite", adverte Ito.

Com a companhia do ursinho de pelúcia
Os pais precisam criar referências para o bom-sono do filho. Ele precisa estar em um ambiente adequado, deitado no berço e, dependendo do gosto dele, abraçado com seu bicho de pelúcia favorito ou cobertor especial. É comum as crianças despertarem durante a noite. Mas, se elas estiverem confortáveis no ambiente e com as mesmas circunstâncias do momento em que foram dormir, a maioria delas adormece de novo sem precisar da ajuda dos adultos.

Família unida
Nos primeiros três meses de vida, o baby vai acordar muitas vezes durante a noite. Por isso, é importantíssimo que o papai, a vovó, a babá ou quem estiver ajudando a mamãe nesse período reveze na hora de levantar no meio da noite. Assim, a mamãe vai conseguir descansar mais.

Um diabinho de dia e um anjo à noite
Para não correr o risco de o seu bebê trocar o dia pela noite, deixe o ambiente bem iluminado durante o dia e mais escuro à noite para colaborar com o sono dele. Assim, ele vai perceber rapidamente qual é o ambiente certo para ficar acordado e quando é a hora de dormir.

Livre e confortável
Assim como os adultos, as crianças precisam se sentir 100% à vontade para terem uma boa noite de sono. Por isso, a escolha dos pijamas é importantíssima. Prefira os que deem liberdade de movimentos e conforto ao seu filhote.

Fonte: Revista Baby e Cia:
Ano 3, nº 20, SET/2010.

Assista ao vídeo sobre Distúrbios do Sono nas crianças:

terça-feira, 26 de outubro de 2010

1ª Semana de Qualidade de Vida do IPEA


O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada convida seus servidores e colaboradores para participarem da 1ª Semana de Qualidade de Vida do IPEA.
O objetivo é proporcionar aos servidores e colaboradores vivências de bem-estar e qualidade de vida, criando um ambiente de integração e conscientização a respeito dos cuidados com a saúde.

Atividades: 
  • Aferição de Pressão arterial e medição de glicemia;
  • Distúrbios do Sono;
  • Massagem Terapêutica;
  • Saúde dos Olhos;
  • Saúde Bucal.
O evento acontece nos dias 27 e 28 de Outubro/2010, no Rio de Janeiro.
Horário: 09:30h às 16 horas.

Endereço: Avenida Antônio Carlos, 51 - 10º andar - Centro 
Tel.: (21) 3515 8530         

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Rrrrr... Ronco - Você sabia que a solução está com o dentista?



O ruído que pode atingir cerca de 85 a 90 decibéis é capaz de atrapalhar o sono de qualquer ser humano que divida o mesmo quarto e até mesmo em outros ambientes e compromete em cheio a qualidade de vida do roncador e de quem dorme ao lado.
Que o ronco incomoda isso é fato. Mas o que pouca gente ouve falar é que uma das soluções está no consultório de Dentistas Especialistas em Sono. Existem diversas formas de tratamento para combater os distúrbios respiratórios do sono e uma delas é o uso de aparelho bucal.
O Dr. Fausto Ito representa a segunda geração de dentistas que há 35 anos se dedicam exclusivamente ao tratamento do ronco, bruxismo e apneia do sono com aparelho bucal.

“O aparelho que utilizamos é composto de duas placas de acrílico separadas que se encaixam nos dentes das arcadas superior e inferior. O objetivo é avançar levemente a mandíbula para evitar que a língua deslize em direção a garganta e obstrua a passagem de ar durante o sono”.

A novidade é que o aparelho idealizado pelo Dr. Ito é composto de elásticos específicos que são responsáveis pelo avanço da mandíbula sem restringir nenhum movimento da boca durante o sono. Outra vantagem é que a própria pessoa pode regular a quantidade do avanço mandibular sem forçar os músculos do rosto e respeitando a sua própria necessidade.
Essas características tornam o aparelho confortável e o fato de ser totalmente personalizado facilita a adaptação. O dispositivo é usado somente durante a noite e é indicado para ronco, bruxismo, apneia leve, moderada e casos de apneia grave quando a pessoa não se adapta ou rejeita o CPAP - máscara nasal.
O aparelho bucal é bem aceito pelas pessoas e fácil de transportar. Com o uso regular do dispositivo associado a algumas mudanças com relação à alimentação, consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo e atividade física, o ronco desaparece, os sintomas da apneia são eliminados e a pessoa volta a dormir e respirar adequadamente, ou seja, melhora a sua qualidade de sono e de vida.

“Ao longo desse tempo pudemos constatar que a abordagem de diferentes profissionais da área de saúde possibilita resultados rápidos e eficientes que refletem diretamente na satisfação de quem usa. Em média aguardamos o tempo de 3 a 6 meses de acompanhamento clínico para solicitar a polissonografia de controle e comparar os resultados.” É o que afirma o Dr. Fausto Ito.

Mais informações:
ITO Clínica - Ronco e Apneia do Sono
(21) 2512 5151

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Alimentação para o sono perfeito

Entenda por que os carboidratos ajudam a dormir bem.

Para ter a certeza de que você irá dormir bem e que só irá acordar no dia seguinte totalmente revigorado e com toda disposição, então não elimine os carboidratos ao anoitecer. A recomendação vem do Dr. Fausto Ito Especialista em Distúrbios do Sono e Membro da Associação Brasileira do Sono.

Os carboidratos favorecem o sono, mas, como liberam glicose rapidamente, é bom controlar o consumo. Os alimentos ricos em carboidratos contribuem para a produção de 2 tipos de hormônios, a serotonina, que diminui a ansiedade e combate a insônia, e a melatonina, que induz o sono.

Ao contrário do que muita gente pensa, massas, arroz ou batata vão muito bem na última grande refeição e não representam perigo para a silhueta. Essa história de que pratos do gênero no período da noite têm relação com o aumento de peso não passa de mito. E a explicação é muito simples: Cada grama de carboidrato sempre fornecerá 4 calorias não importando a hora em que é ingerido, porém, para não aumentar de peso é preciso controlar a ingestão calórica.

EVITAR EXAGEROS TAMBÉM CONTRIBUI PARA O SONO PERFEITO.

A fartura no jantar, seja qual for o nutriente que prevaleça, definitivamente não deixa ninguém dormir direito. À noite nosso metabolismo é mais lento os batimentos cardíacos diminuem assim como o ritmo da respiração e o processo digestivo. Os excessos à mesa fatalmente vão resultar em um grande desconforto abdominal capaz de tirar o sono e provocar pesadelos.

DICAS SOBRE ALIMENTAÇÃO E SONO

1) Se estiver com vontade de comer massa a noite, ceda a tentação, porém com moderação.

2) Carnes vermelhas somente no almoço, caso contrário, o risco de ter um sono interrompido ou até mesmo passar a noite em claro é muito grande.

3) Ao longo do dia dê preferência a pratos com baixo índice calórico para não elevar o índice glicêmico. Feijão, batata doce e alimentos integrais regulam a glicemia e afastam os riscos de adquirir diabetes tipo 2 por alimentação inadequada.

4) Infusões de melissa e camomila induzem e melhoram a qualidade do sono. As substâncias presentes nessas ervas além de diminuir a agitação, melhoraram os desconfortos gástricos e intestinais. O cuidado fica por conta dos chás que contém a Camelia Sinensis, pois possui cafeína, que é estimulante.

5) Desligar a TV, computador e celular é uma técnicas muito utilizada e eficaz. A luz desses aparelhos interfere na produção de melatonina, hormônio que avisa o cérebro que é hora de dormir.

6) A atividade física é uma unanimidade na promoção de saúde e manutenção da qualidade de vida. A prática de exercícios físicos contribui para melhorar o padrão de sono, proteger a pessoa contra os efeitos de sua privação e por atuar como fator chave para aumentar a longevidade. Exercícios físicos devem ser feitos pelo menos quatro horas antes de ir dormir e o exagero, nos exercícios desgasta os músculos e libera muito ácido láctico, o que provoca dores generalizadas no corpo e faz o efeito inverso no sono.

* Artigo publicado em: http://mdemulher.abril.com.br/blogs/karlinha/geral/alimentacao-para-o-sono-perfeito/

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Horário de Verão e Sono

Para cerca de 33% da população brasileira sono contínuo e reparador não passa de mera utopia, pois essa parcela significativa de brasileiros padece com os chamados distúrbios do sono.

O horário de verão que existe há 25 anos pode funcionar como mais um obstáculo para o sono de qualidade. Apesar de boa parte da população gostar da mudança, muitas pessoas já estão preocupadas por terem de enfrentar, mais uma vez, dificuldades para regular o sono e entrar no ritmo do novo horário.

Em todo início de primavera, o horário de verão nos estados do Sul, Sudeste e Centro Oeste, além do Distrito Federal, pode exigir certa adaptação do corpo humano para dormir e acordar uma hora mais cedo. Preparar o organismo para o novo horário é garantir o sono de qualidade.

O hormônio regulador do sono, a melatonina, é acionado ao entardecer, ou seja, pela ausência de luz. Para adaptar-se ao horário de verão é importante evitar situações estimulantes no final da tarde ou no começo da noite.

As pessoas podem demorar cerca de 3 a 5 dias para se adaptarem ao horário de verão. É importante não mudar drasticamente a rotina e evitar as bebidas cafeinadas (chá preto, verde ou branco), energéticos principalmente perto da hora de ir dormir para não dificultar o início ou manutenção do sono. Após esse período e com os devidos cuidados, o corpo se adapta sem maiores transtornos.

Para não sofrer tanto com a adaptação, a dica é começar a tomar providências imediatamente:

SESTA

Para quem não está habituado à prática da sesta é bom evitar os cochilos à tarde nos primeiros dias para não atrapalhar o sono noturno. No jantar escolha alimentos que favoreçam o sono. A combinação de aminoácidos e proteínas aumentam os níveis de serotonina, hormônio que promove o sono. Outras combinações como leite morno e iogurte com cerais também funcionam. O leite quando aquecido libera uma substância chamada triptofano que auxilia na formação da melatonina.


quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Aparelho ITO em São Paulo

ATENDIMENTO EM SÃO PAULO


A partir do dia 18 de outubro/2010, o Dr. Fausto Ito estará prestando atendimento em São Paulo capital. Os pacientes terão atendimento com foco multidisciplinar, abordando todas as causas e o tratamento dos distúrbios do sono com aparelhos bucais, os quais podem ser desencadeados, muitas vezes, por fatores fisicos e emocionais.

As consultas poderão ser agendadas pelo telefone: (21) 2512 5151 - falar com a Ivy.

O Dr. Fausto Ito é dentista e trabalha há 13 anos com distúrbios do sono. Ele é membro da Associação Brasileira do Sono. Especialista em Anatomia Aplicada da Cabeça - ICB/USP e desenvolveu o Aparelho ITO - Sistema de Placas Inteligentes, específico para tratamento do ronco, apneia do sono e Bruxismo.