Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

sábado, 8 de agosto de 2015

BRUXISMO >>> VOCÊ RANGE OS DENTES?


Muitas pessoas tem o hábito involuntário de apertar ou ranger os dentes com frequência, principalmente, durante o sono.

O termo vem do grego brychein, que significa ranger de dentes e se caracteriza por movimentos ritmados involuntários de contração dos músculos da face. Geralmente é um ato inconsciente com duração de 3 a 15 segundos associado a um microdespertar com consequente fragmentação do sono. 

O Bruxismo pode ser classificado como  primário quando não está relacionado a qualquer causa médica e parece ser um distúrbio crônico com evolução a partir da sua manifestação. O Bruxismo secundário está associado a algum transtorno neurológico, como doença de Parkinson ou psiquiátrico como a depressão ou ainda devido ao uso de drogas, como as anfetaminas.

O diagnóstico do bruxismo é feito pela observação clínica do dentista com relação ao desgaste dentário anormal, desconforto muscular e nas articulações (ATMs). Geralmente os ruídos ocasionados pelo ranger de dentes durante o sono são  relatados pelo parcerio de quarto.

O exame do sono (polissonografia) pode ser solicitado para identificar outros distúrbios do sono que podem estar relacionados com o bruxismo tais como o ronco e a apneia obstrutiva do sono que também pode ser tratados pelo dentista.

Sinais e sintomas mais frequentes do Bruxismo:
  • Barulho ocasionado pelo atrito dos dentes durante o sono 
  • Fadiga dos músculos relacionados com a mastigação.
  • Dor de cabeça matinal,
  • Dor no pescoço, nuca e ombros.
  • Desgaste acentuado ou fratura dos dentes
  • Dor na mandíbula ou próximo aos ouvidos.
  • Aumento da sensibilidade dos dentes devido ao desgaste
  • Travamento ou restrição ao abrir a boca
Quando o paciente necessita de tratamento odontológico para controlar o bruxismo é fundamental que o profissional recomende o uso da Placa Oclusal de Acrilico. A placa se encaixa de forma exata sobre os dentes e deve ser utilizada antes de dormir para impedir o contato dos dentes superiores com os inferiores e assim evitar o desgaste dos mesmos. A placa oclusal tambem promove o relaxamento da musculatura da mandíbula e evita a compressão na região da articulação temporo mandibular (ATM) que alivia as dores próximo a região dos ouvidos.
Em casos graves de bruxismo é necessário recuperar a forma e o tamanho dos dentes que foram demasiadamente desgastados e corrigir os contatos inadequados dos dentes superiores com os inferiores, que podem causar desvio da mandíbula, tensão muscular, mudança de posição de alguns dentes e dor. 
A frequência e a gravidade do bruxismo está associada ao estresse emocional e físico. Pessoas mais estressadas e/ou ansiosas tendem a apertar mais os dentes. Para combater o estresse diário recomenda-se a prática de exercicios físicos regulares, ioga, pilates, massagens com profissionais e meditação. Caso ainda não consiga controlar o estresse torna-se conveniente buscar ajuda de um psicólogo ou médico psiquiatra.

A seguir deixamos algumas dicas para amenizar o bruxismo e evitar danos mais graves aos dentes:
  • Fique atento ao momento em que está apertando os dentes durante o dia. Normalmente esses episódios acontecem durante o trabalho ou em momentos de concentração. Para relaxar os musculos da mandíbula, basta colocar a lingua atrás dos incisivos superiores;  
  • Para evitar o bruxismo durante o sono, procure relaxar antes de se deitar. Inicie com um banho quente;
  • Aplique calor úmido sobre a mandíbula durante cerca de 20 a 30 minutos;
  • Evite o consumo de alimentos e bebidas que contenham cafeína porque são estimulantes e aumentam a tensão. Substitua o café por chás relaxantes antes de dormir;
  • As bebidas alcoólicas tendem a agravar o Bruxismo além de piorar a qualidade do sono; 
  • Evite chiclete, roer unhas ou roer objetos como caneta e lápis.

ITO Clínica Ronco Apneia do Sono Reabilitação Oral 
Tel. (21) 2512 5151                      faustoito@gmail.com  


Nenhum comentário:

Postar um comentário