Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

domingo, 23 de novembro de 2014

COMO FUNCIONA O SEU RELÓGIO?


"O sono é o único remédio que proporciona bem-estar". 

Sófocles (497 a.C. - 406 a.C).

O nosso cérebro possui 2 processos oponentes que determinam a nossa tendência de adormecer ou ficar acordados:

1) o impulso de sono homeostático;
2) processo de alerta dependente do relógio.

O impulso do sono homeostático é um processo fisiológico que procura conseguir a quantidade necessária de sono para obtenção de um nível de alerta diurno. Este processo fica ativo durante a noite e nos mantém adormecidos. A maioria das pessoas necessitam de 7 a 8 horas de sono para proporcionar as 16 a 17 horas continuas de vigília.

O impulso de sono homeostático continua a atuar durante o dia. A medida que as horas passam, a necessidade de dormir aumenta continuamente, embora normalmente não seja suficientemente poderosa para dominar a vigília. Porém, quando dormimos pouco na véspera e estamos em débito com o sono a tendência de adormecer durante o dia se torna significativa e podemos efetivamente cochilar em momentos impróprios e o oposto também é verdadeiro, ou seja, sono noturno de qualidade e abundante reduz a tendência a sonolência excessiva durante o dia.


A vigília é sustentada por um processo de alerta dependente da exposição a luz do sol e controlado pelo nosso relógio biológico que são estruturas localizadas no nosso cérebro, conhecidas por núcleos supraquiasmáticos. Este nosso relógio interno controla o nosso estado de alerta, a temperatura do corpo e a produção de hormônios. Estes ritmos representam uma série ordenada de mudanças psicológicas e fisiológicas que ocorrem a cada 24 horas, conhecidas como ritmos circadianos.

De acordo com estudos realizados em seres humanos sobre o relógio biológico, foi demonstrado que mesmo na ausência de informações sobre as condições de tempo como a luz do dia e a escuridão (noite), o nosso relógio funciona e oscila em função de uma programação próxima a 25 horas e não as 24 horas como conhecemos.

Portanto, as pessoas isoladas de informações sobre o tempo tendem a ir para cama 1 hora mais tarde todas as noites.           

Um outro estudo realizado no Centro de Distúrbios do Sono do Hospital Henry Ford, em Detroit demonstrou que o estado de alerta aumenta significativamente quando as pessoas passam a dormir 2 horas a mais além das 8 horas tradicionais de sono. A energia, atenção, capacidade de processar com eficácia as informações são aumentadas bem como a capacidade de raciocínio, o pensamento crítico e a criatividade.

Tel. (21) 2512 5151.

Referências:

Edgar, DM; Dement WC. Evidence for opponent process in sleep/wake regulation. Sleep Research, v. 20a, n. 2, 1992. 

Dement, WC. Some must watch while some must sleep. San Francisco Book Company, 1976.

Maas, JB. Power sleep. The revolucionary program that prepares your mind for peak performance. Villard Books, New York, 1998. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário