Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Saúde - Alerta na cama.

Quem dorme mal pode causar mais acidentes.
Chances são sete vezes maiores sobre quem tem sono saudável.

Foto: Alvaro Farias.

Quatro em cada dez brasileiros sofrem de algum distúrbio que faz com que o sono seja interrompido, segundo a Associação Brasileira do Sono. Essas pessoas têm sete vezes mais riscos de sofrer acidentes de carro e de trabalho do as que têm sono saudável.
"É preciso alertar a população para que dê importância à qualidade do sono. Ele tem a função de organizar o pensamento, melhorar o raciocínio e preparar o organismopara mais um dia", diz o dentista Fausto Ito, que integra a associação.
O ronco, a apneia do sono (interrupção da respiração) e a insônia são problemas os problemas mais frequentes. Medidas simples podem ajudar a ter um sono de qualidade. "O ambiente onde a pessoa dorme tem que ser preparado. Não pode haver barulho. Além disso,  não deve ser iluminado porque mesmo com os olhos fechados o cérebro percebe a luminosidade do ambiente e isso funciona como um estímulo para que a pessoa acorde", explica.

Hábitos ajudam a relaxar.

Alguns hábitos como tomar um banho quente, ler um livro que não tenha relação com o trabalho ou beber um copo de leite morno meia hora antes de dormir ajudam a relaxar e facilitam o início do sono. A bebida tem uma substância que faz parte do processo de produção do hormônio melatonina, indutor do sono. A escolha do travesseiro certo também deve ser observada.
As pessoas que têm dificuldade para dormir devem evitar ver televisão ou usar o computador pouco antes de ir para a cama. Isso porque os aparelhos transmitem efeito luminoso que estimula o cérebro.

Fonte: Jornal Meia Hora (RJ).     

Nenhum comentário:

Postar um comentário