Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Cuidados na direção para a volta do carnaval em segurança.



Cerca de 30% dos acidentes de trânsito no Brasil tem como causa o cochilo ao volante devido as noites mal dormidas. O cérebro, quando privado do sono, responde de forma muito lenta aos estímulos que requerem atenção, raciocínio, concentração e reflexos.
A fadiga é uma das principais causas de acidentes de trânsito no mundo. Segundo dados da associação de segurança no trânsito - National Traffic Safety Administration, cerca de 100 mil acidentes são causados anualmente nos Estados Unidos por pessoas que cochilaram ao volante. Desses, 1500 resultaram em mortes.
Durante o período de carnaval o número de veículos nas estradas e rodovias aumenta significativamente. A imprudência, falta de atenção e o cansaço podem colocar em risco a vida de muitos motoristas, passageiros e inocentes. Por isso, é necessário que o motorista tome alguns cuidados para a volta do carnaval em segurança.

Confira a lista com os cuidados que devem ser tomados ao pegar estrada:

1. Ao dirigir faça refeições leves, preferindo legumes, verduras e frutas. Evite as frituras, gorduras, refrigerantes e condimentos, isto produz desconforto abdominal, flatulência, torpor e sonolência.
2. Mais importante que dormir 08 horas por noite é a qualidade dessas horas dormidas antes do início da sua viagem. Lembre-se que fadiga e sono são fatores que aumentam significativamente o risco do acidente.
3. A viagem deve ser iniciada pela manhã, logo após o acordar, nunca à noite após trabalho. Sempre que possível viaje com acompanhante
4. É recomendável que após 3 horas de direção haja uma parada de 15 minutos para descansar. Não é indicado que se dirija por mais de 06 horas seguidas por dia, pois a chance de cohilar aumenta.
5. Conduza apenas o número máximo de pessoas permitido para o seu veículo. O excesso de peso poderá ser causa de acidente.
6. Cuidado com os animais de estimação soltos dentro do veículo. A movimentação do animal pode tirar a atenção do motorista.
7. Cigarro e telefone celular: são condições inseguras na direção veicular. O cigarro gera problemas respiratórios para os passageiros. A brasa do mesmo ao cair sobre o motorista, poderá ocasionar acidentes. O telefone celular também tira a atenção e diminui os reflexos.
8. A inspeção do veículo é obrigatória antes e durante a viagem. O motor, pneus, suspensão, freios, lanternas, faróis, entre outros devem estar em perfeitas condições.
9. Pressa: Quem dirige de férias não pode ter pressa. A pressa é fator indutor de sinistro. Se notar que isto está acontecendo com você, pare, ande, faça alongamento, respire e acalme – se. É muito comum essa pressa surgir quando já estamos bem próximo do nosso destino, e é aí, que surge o acidente. Deixe os passageiros reclamarem, o importante é todos chegarem bem.
10. Calor: Pode produzir além do desconforto, sinais e sintomas como hipotensão arterial, tonteiras, palidez cutânea, sudorese, insolação, convulsão. Por isso, beba bastante água e use roupas leves.

* SE BEBER NÃO DIRIJA!!!!!!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário