Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Distúrbios do Sono - Globo On Line

Especialistas indicam as melhores formas de tratar o ronco.

Globo On Line.
Publicada em 10/02/2010 às 13h29m
Por Maria Vianna.

RIO - Pelo menos três em cada dez brasileiros sofrem com o ronco, de acordo com a Associação Brasileira do Sono. Cansaço ao acordar, dor de cabeça e irritabilidade ao longo do dia são apenas um dos problemas causados pelo distúrbio, que geralmente sinaliza que algo não vai bem no organismo. O ronco é mais comum em homens acima do peso e idosos, mas pode atingir também as mulheres na menopausa, crianças e adultos alérgicos ou com problemas na arcada dentária.

O otorrinolaringologista Artur Amarante, professor do Instituto de Pós Graduação Médica Carlos Chagas, explica que durante o sono ocorre uma diminuição do tônus muscular das vias aéreas e um estreitamento do espaço faríngeo, que provocam a vibração dos tecidos na boca e na garganta.
"O ronco causa vários problemas como a cefaleia, sonolência diurna, dificuldade de concentração e até alterações cardíacas. Devemos chamar atenção para os problemas sociais, pois o ronco pode dificultar a convivência entre o casal" - afirma Amarante.

O aumento de peso também pode causar o ronco, já que o acúmulo de gordura nos tecidos pode aumentar a obstrução das vias aéreas. As alterações hormonais femininas, principalmente a queda do estrogênio, também podem interferir na qualidade da respiração.

O dentista Fausto Ito, especialista em Odontologia do Sono, afirma que o tratamento do ronco deve ser multiprofissional e que uma visita ao dentista não deve ser descartada. "Muitas vezes, é um problema anatômico - como um queixo pequeno ou mal posicionado - que pode aumentar o barulho durante a respiração. Alguns aparelhos e placas, principalmente aquelas que projetam a mandíbula para frente, melhoram muito o ronco".

"O ronco muitas vezes pode evoluir para a apneia, um estágio mais avançado do problema que interrompe a respiração por alguns segundos durante o sono" - alerta Ito.

* Confira algumas medidas que podem melhorar o ronco:

- Deve-se evitar a alimentação farta e o uso de bebida alcoólica, fumo e alguns medicamentos como tranquilizantes e anti-histamínicos antes de dormir.
- Quem ronca e não tem nenhum outro problema físico deve tentar não dormir de barriga para cima. Já quem está acima do peso deve procurar orientação para emagrecer.
- Nos casos de obstrução nasal deve ser feita a correção cirúrgica (como a septoplastia, a turbinectomia ou a retirada de pólipos). Segundo Artur Amarante, se houver um aumento excessivo da úvula e palato mole pode ser indicada a uvulopalatofaringoplastia, embora não haja consenso entre os especialistas, pois na maioria dos casos os resultados são efêmeros e podem deixar sequelas.
- Um tratamento conservador é o uso de um aparelho CPAP (Continuous Positive Air Pressure) para ser usado ao dormir. Ele consiste numa máscara que é colocada sobre o nariz e a boca, ligada a um aparelho que devido a injeção contínua de ar, mantém a pressão positiva sobre as vias aéreas superiores, levando ao desbloqueio destas vias.
- Os aparelhos bucais que são colocados sobre os dentes provocam um leve avanço da mandíbula e modificam a posição da língua costumam ajudar. Na maioria das vezes o tratamento é feito por tempo indefinido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário