Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

domingo, 7 de fevereiro de 2016

DORMIR BEM PARA MANTER O CÉREBRO LIMPO.

Uma série de mais de 2000 estudos descobriram que o sono é capaz de limpar o cérebro.

Foto: Ron Mueck

Em um desses estudos realizado com camundongos na Universidade de Rochester (EUA), descobriu que, durante o sono, o cérebro desses animais limpam as células danificadas e substâncias associadas com a neurodegeneração. O espaço entre as células do cérebro aumentou quando os ratos estavam inconscientes, permitindo que o cérebro liberasse as moléculas tóxicas que se acumularam durante as horas de vigília.

Se a pessoa não dorme o suficiente, o nosso cérebro não tem tempo hábil para limpar as toxinas, o que poderia acelerar doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer. Outros efeitos prejudiciais com relação ao sono de qualidade ruim envolvem processos mentais como o aprendizado, memória, capacidade de julgamento e resolução de problemas. As novas informações e conhecimentos adquiridos durante o dia  são processados durante o sono. o novo aprendizado e caminhos da memória são codificados no cérebro, e o sono adequado é necessário para tais caminhos funcionarem da melhor maneira possível.

Pessoas descansadas são mais capazes de aprender uma tarefa e têm uma probabilidade maior de se lembrar do que aprenderam. O declínio cognitivo que muitas vezes acompanha o envelhecimento pode, em parte, resultar de sono de má qualidade ao longo do tempo.


Com sono insuficiente, o raciocínio se torna lento, o que dificulta a concentração e aumenta a probabilidade de tomar decisões equivocadas e assim assumir riscos indevidos. Tais efeitos podem ser desastrosos ao dirigir um veículo ou operar uma máquina perigosa.

ITO Clínica - Ronco Apneia do Sono Reabilitação Oral
Novo endereço: Av. Nossa Senhora de Copacabana n. 583 sala 701.
Copacabana - RJ  CEP. 22.050-002
faustoito@gmail.com  
Tel. (21) 2512 5151

Nenhum comentário:

Postar um comentário