Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

sábado, 12 de outubro de 2013

AS FASES DO SONO


O sono é composto por 4 estágios. O estágio 1, que pode durar até 7 minutos, corresponde à transição da vigília para o sono. Nessa fase, a pessoa pode despertar por qualquer motivo e ter noção do que está acontecendo. O estágios 2 é conhecido como sono leve. Os ritmos cardíaco e respiratório diminuem, os músculos relaxam e a temperatura corporal abaixa cerca de 2 graus Celcius. No estágio 3 o corpo está funcionando de forma bem lenta, o metabolismo diminui acentuadamente, o coração bate mais devagar e a respiração fica mais suave.
A medida que o sono vai se aprofundando, a frequência cardíaca e das ondas cerebrais diminuem. 
Os estágios 1, 2 e 3 são responsáveis pela recuperação de energia, restauração dos tecidos e aumento da massa muscular, ou seja, o corpo recupera-se do desgaste do dia anterior e se prepara para as atividades do dia seguinte. Estudos sugerem que o estágio 3 está ligado à atividade física, porque a sua duração tende a aumentar após um dia de treino muito intenso.

O sono REM (Rapid Eyes Moviment = Movimento Rápido dos Olhos) conhecido como a fase dos sonhos costuma ser maior após um dia de intensa atividade intelectual. Por isso acredita-se que sua função seja a de restaurar o próprio cérebro. Durante o período de sono REM o cérebro sintetiza neurotransmissores, substâncias que ajudam as suas células a enviar os impulsos nervosos. É durante a fase dos sonhos que ocorre a consolidação da memória e o aprendizado. 

Normalmente a cada mudança de estágio o corpo muda de posição. Muitas pessoas podem despertar pela manhã com a sensação de ter dormido como uma pedra, mas isso não significa, na verdade, ausência de movimento. 
Um adulto normal mexe o corpo cerca de 18 vezes por noite.
 Distribuição dos estágios do sono ao longo da noite: 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário