Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de julho de 2010

TRABALHO À MODA ESPANHOLA

Empresas nacionais criam espaços para funcionários tirarem soneca. Pausa aumenta produtividade em até 30%.

Jornal O Dia, terça-feira13/07/2010.

Por Aline Salgado

alineasalgado@odianet.com.br

Costume espanhol, a sesta vem fazendo a cabeça de empresários, que investem em ambientes especialmente criados para o descanso na hora do almoço. A “salinha do sono” ou o “cantinho do sossego”, como são apelidados esses espaços, favorecem a redução do estresse e podem contribuir em até 30% no aumento da produtividade dos funcionários.

“As companhias estão mais atentas ao bem-estar de seus colaboradores. O sono reparador é aquele que varia de 20 a 30 minutos, tempo ideal para restabelecer o rendimento intelectual”, explica o Dr. Fausto Ito, especialista em distúrbios do sono.

No Rio de Janeiro, a Nasajon Sistemas oficializou a sesta há seis anos e criou o espaço zen. O ambiente é visitado, pelo menos, duas vezes ao dia pelos funcionários Luiz Martins e Michelle Fernandez.

“Moro em Nova Iguaçu e saio muito cedo de casa. Para não ficar preso no trânsito, prefiro chegar antes do expediente e relaxar por algumas horinhas na sala, antes do batente”, conta Luiz, 33 anos e há cinco como assistente de vendas da companhia.

Analista contábil, Michelle, 26, aproveita para fugir do estresse nos dias mais agitados. “Venho aqui antes do expediente, na hora do almoço e quando tenho algum aborrecimento. Poder descansar às vezes, mesmo que por 15 minutos, já faz a maior diferença. Dá mais ânimo e melhora o rendimento”, afirma Michelle, que, à noite, segue direto do trabalho para as aulas na faculdade.

Diretor de recursos humanos da Nasajon, Carlos ferreira destaca que o espaço trouxe ainda mais interação entre os funcionários. “Criou um clima de camaradagem, um ambiente favorável à troca de opiniões e participação maior dos profissionais nos rumos da companhia”, avalia ele.

De acordo com o Dr. Ito o sono reparador, a sesta, deve variar de 20 a 30 minutos, no máximo. É o tempo ideal para recuperar as energias e melhorar o rendimento.

DICAS – HIGIENE DO SONO

• Para ter um sono reparador, colabore com o seu relógio biológico. Tente dormir e acordar sempre no mesmo horário todos os dias.

• Prepare o ambiente onde você dorme. Mantenha-o escuro e com temperatura agradável. A ausência de luz favorece a produção melatonina, que estimula o sono.

• No jantar, dê preferência a alimentos leves e evite bebidas alcoólicas ou estimulantes, como o café.

• Exercícios físicos são sempre bem vindos, porém, longe da hora de dormir.

• TV, vídeo games e internet são os grandes inimigos do sono quando tornam-se hábito sem controle.

• Deixe as preocupações com trabalho distantes da cama. Organize as tarefas e compromissos do dia seguinte horas antes de dormir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário