Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

segunda-feira, 14 de março de 2011

domingo, 13 de março de 2011

CUIDADO COM A SONOLÊNCIA EXCESSIVA DIURNA (SED).

Você sofre de sonolência excessiva diurna?
O Dia / Domingo, 13/03/11 - SAÚDE.


A Sonolência Excessiva durante o Dia (SED) causa indisposição, queda na qualidade de vida, no desempenho sexual, no trabalho e aumenta exponencialmente os riscos de se envolver em acidentes de trânsito. A médio e longo prazo provoca dificuldade de concentração, de raciocínio e lapsos de memória. Esses são os principais sintomas que podem levar a pessoa a procurar um profissional especialista em sono. A seguir veja se você passa por esse problema.

1. Costuma desligar o despertador para dormir mais?
a) SIM
b) NÃO

2. Acha difícil sair da cama de manhã?
a) SIM
b) NÃO

3. Fica com sono ou cohila quando vê TV?
a) SIM
b) NÃO

4. Adormece sem querer em situações inadequadas?
a) SIM
b) NÃO

5. Consome muito café durante o dia?
a) SIM
b) NÃO

6. Sente desânimo sem motivo aparente?
a) SIM
b) NÃO

7. Precisa de um despertador alto para acordar pela manhã? 
a) SIM
b) NÃO

RESULTADO: Se você marcou maioria (a) é hora de se preocupar e procurar ajuda, pois você pode estar sofrendo de SED, consequência da má qualidade do sono à noite. Dormir e acordar sempre no mesmo horário ajuda a evitar a sonolência excessiva diurna.

* Mais informações para modificar hábitos inadequados com relação ao sono, acesse o link abaixo:

http://roncoeapneiadosono.blogspot.com/2010/07/tenha-bons-sonos.html

http://www.webartigos.com/articles/28708/1/HIGIENE-DO-SONO---VOCE-SABE-O-QUE-E/pagina1.html

quinta-feira, 10 de março de 2011

A influência do esporte na qualidade do sono

Movimentar o corpo contribui para que tenhamos a cobiçada noite de sono perfeita e, consequentemente, para acordarmos renovados, de alto astral e bem dispostos.
Por: Dr. Fausto ITO. ]
Um dos responsáveis é a endorfina que devido ao seu efeito analgésico atenua as dores musculares. Além disso, relaxa o corpo e aumenta a sensação de prazer. Estudos comprovam que as pessoas que praticam esportes demoram menos tempo para adormecer, cerca de 7 minutos, quando comparadas com as que não se exercitam, 10 minutos.

Uma das principais funções do sono é recuperação física e mental do organismo. Quando os exercícios são praticados com regularidade, a qualidade do sono tende a melhorar, ou seja, fica menos fragmentado e ocorre o prolongamento das fases profundas (estágios 3 e 4 NREM e sono REM). Durante essas fases a glândula hipófise, localizada no cérebro, produz o hormônio do crescimento (GH), que está envolvido na regeneração de ossos, músculos e funções cognitivas como memória, reflexos, raciocínio e concentração. Com cerca de 4 horas de sono tranquilo, o nosso organismo consegue recuperar 60% das energias.

As noites de sono sem interrupções e com tempo adequado (média de 8 horas) deixam o corpo fisicamente preparado e com os reflexos aguçados. Para os atletas isso significa menor risco de lesões por fadiga muscular, melhora no desempenho e nos resultados. É importante ressaltar que a atividade seja moderada e regular. Esportes aeróbicos como a corrida ou natação, por exemplo, exigem mais do sistema cardiocirculatório. Quanto mais em forma a pessoa estiver, menores são as chances de ocorrer os roncos e as apneias que impossibilitam a recuperação completa do corpo durante a noite e provocam sonolência excessiva durante o dia.

O alerta fica por conta dos exageros (overtraining) e das horas inadequadas para a prática dos esportes. Atividade física em excesso causa estresse muscular, pode provocar fraturas e por causa do ácido lático, dores fortes por todo o corpo. Esta última situação impede que a pessoa chegue às fases de sono profundo. Substâncias estimulantes como a adrenalina, também são produzidas durante os exercícios, por isso deve-se evitar a malhação por pelo menos 4 horas antes de dormir para não interferir no processo de início e manutenção do sono.


Referências:

1. Guyton, A. C.; Hall, J. E. Tratado de fisiologia médica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997.

2. Van Boxtel, M. P.; Paas, F. G.; Houx, P. J.; Adam, J.; Teeken, J. C.; Jolles, J. Aerobic capacity and cognitive performance in a cross-sectional aging study. Medicine Science Sports and Exercise, n. 29, v. 10, p. 1357-1365, 1997.

3. Ghorayeb, N.; Barros Neto, T. O exercício: preparação fisiológica, avaliação médica, aspectos especiais e preventivos. São Paulo: Atheneu, 1999.

terça-feira, 8 de março de 2011

O perigo do carnaval 'virado'.

Para não perder o agito do feriado, foliões encurtam o tempo de sono e se tornam “sonoréxicos”.

Por: Letícia Sicsu - Jornal EXTRA.
Terça-feira, 8 de março de 2011.


Blocos saindo cedinho, às 7h da manhã, bailes começando as 23h. Para não perder um segundo sequer da folia, tem gente que já está há dias praticamente sem dormir. São os chamados “sonoréxicos”. Especialistas alertam, no entanto, que o sono é muito importante para a saúde e a falta dele pode trazer problemas graves a longo prazo.

Uma noite bem dormida é importante principalmente para repor as energias. Além da quantidade de horas é fundamental que se tenha qualidade no sono. De acordo com o Fausto Ito Especialista em Sono e Membro da Associação Brasileira do Sono, quem já acorda cansado deve se preocupar.
Aquela sensação de fadiga crônica, indisposição, mau humor e impaciência são sinais de problemas afirma o especialista.

BEBIDAS ENERGÉTICAS

Na tentativa de permanecerem acordadas, algumas pessoas ingerem bebidas estimulantes ou apelam para grandes quantidades de café. Especialista, porém, alertam que, depois de algum tempo a bebida não faz mais efeito.

Esses produtos estimulam o cérebro, mas depois por causa das poucas horas de sono ele vai entrando em falência e a pessoa vai ficando sonolenta, explica Ito.

O perigo dessas bebidas é maior para quem tenta se manter acordado para dirigir. A sensação de estar bem disposto por causa da energia da bebida, pode enganar o motorista cansado.

A primeira recomendação para quem vai voltar de viagem na Quarta–feira de Cinzas é dormir bem na noite anterior. Na estrada, se sentir sono o ideal é parar e tirar um cochilo.

A falta do hábito de dormir bem pode causar graves problemas de saúde a longo prazo. É durante o sono que o corpo e o cérebro são oxigenados e uma deficiência nesse processo pode causar problemas metabólicos que levam a doenças como obesidade e diabetes.

É importante dormir durante a noite. Durante o dia o sono não é tão eficiente, aconselha Fausto Ito.

* Assista à entrevista do Dr. Fausto Ito no Bom Dia Brasil:
http://www.youtube.com/watch?v=HI_MPg-N4UM