Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

VOCÊ SABE O QUE FAZER PARA MELHORAR O SEU SONO?


Mude seus hábitos e melhore a qualidade do seu sono.

Há 20 anos cerca de 4% da população masculina e 2% da feminina sofriam de apneia obstrutiva do sono, porém esses percentuais aumentaram porque houve um crescimento alarmante de um dos piores fatores de risco, a obesidade.

Atualmente a apneia afeta 24% dos homens e 9% das mulheres. No Brasil, de acordo com um estudo realizado na cidade de São Paulo em 2009, mostrou que 33% da população sofre desse problema. A alta prevalência desse estudo se deve a inclusão da população idosa e da alta prevalência de obesidade na população estudada.

Para começar a desfrutar de um sono tranquilo e reparador é fundamental avaliar as suas próprias necessidades e hábitos. Você pode iniciar observando como reage a diferentes quantidades de horas dormidas. Ao acordar preste atenção ao seu humor, disposição e energia depois de uma noite de sono bem dormida contra outra mal dormida. 

Pergunte a si mesmo:
   Quantas vezes por semana consigo ter uma boa noite de sono?

Se a resposta for poucas vezes ou nenhuma, você pode precisar de mudar seus hábitos com relação ao sono e consultar um profissional para que te ajude a dormir melhor.

É recomendável que você siga algumas orientações básicas tais como:
  1. Estabeleça horários de sono e vigília consistentes, mesmo nos fins de semana; 
  2. Crie uma rotina relaxante sempre antes de dormir, como um banho quente, ouvir música  calma, ler um livro. Começe 1 hora antes do tempo que você está acostumado a ir para cama; 
  3. Criar um ambiente propício que favoreça o seu sono: escuro, silencioso, confortável e fresco; 
  4. Durma em um colchão e travesseiro confortáveis; 
  5. Use o seu quarto apenas para dormir e fazer sexo e mantenha os "ladrões de sono" fora do quarto - evite assistir TV, usar computador ou celular na cama; 
  6. Termine o seu jantar pelo menos 2 a 3 horas antes de dormir; 
  7. Pratique exercícios aérobicos (corrida, bicicleta, natação, entre outros) de forma regular; 
  8. Evite cafeína e álcool próximo a hora de dormir e deixe de fumar.
Caso você esteja experimentando sintomas como sonolência durante o dia, ronco alto e frequente, cãibras nas pernas e formigamento, dificuldade para respirar durante o sono, insônia prolongada ou outro sintoma que o está te impedindo de dormir bem, você deve consultar um profissional do sono para diagnosticar a causa desses problemas e iniciar o tratamento adequado para o seu caso.


Faça do seu sono uma prioridade.      
Questionário:
Você sofre de Apneia do Sono?

SESSÃO A 
  • Ronca alto e frequente
  • Fica cansado durante o dia
  • Para de respirar ou se engasga durante o sono
  • Tem pressão alta ou toma remédios para controlar a pressão
SESSÃO B
  • Seu IMC (índice de massa corporal) é maior que 30
  • Tem mais de 50 anos
  • Sua circunferência de pescoço é maior que 42 cm (homens) ou 38 cm (mulher)
  • É homem  
Se você marcou 5 ou mais alternativas ao todo ou 2 ou mais na Sessão A e se você for homem ou tiver IMC acima de 30kg/m2, seu risco de apneia do sono é alto. 

Caso você esteja experimentando sintomas como sonolência durante o dia, ronco alto e frequente, cãibras nas pernas e formigamento, dificuldade para respirar durante o sono, insônia prolongada ou outro sintoma que o está te impedindo de dormir bem, você deve consultar um profissional do sono para diagnosticar a causa desses problemas e iniciar o tratamento adequado para o seu caso. 

Consulte um Especialista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário