Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

sábado, 23 de agosto de 2014

Dormir bem para se manter saudável.


Desde que surgiu, o homem dorme e ainda não sabemos exatamente por quê. Mas sabemos que dormir não é o contrário de estar acordado e que o cérebro não para durante o sono.
A importância de dormir bem.
Não há quem viva sem dormir. O ser humano consegue ficar cerca de 15 dias sem se alimentar, porém, sem dormir morremos em 7 dias. Além de indispensável à vida, o sono é certamente a atividade humana mais carregada de fascínio e mistério e ao mesmo tempo, é uma fonte de prazer. Apesar do muito que ainda falta descobrir sobre os mecanismos do sono, uma verdade básica é que o sono não é apenas sinônimo de repouso. É um estado fisiológico especial em que as ondas cerebrais se alteram em relação ao período de vigília; os músculos atingem a condição de atonia (total relaxamento); os globos oculares se movimentam como se a pessoa acompanhasse algo com o olhar, embora as pálpebras estejam fechadas.

O sono é caracterizado por alternância de ondas cerebrais, relaxamento neuromuscular e movimento dos olhos. Entretanto, existe uma série de outros indicadores, como taxas hormonais, ritmo da respiração, frequência cardíaca, que também mudam quando se dorme e, sobretudo, durante a fase dos sonhos (Fase REM). Todas essas alterações são importantes para o funcionamento do nosso organismo. Afinal, as pessoas pagam um alto preço quando ousam passar as 24 horas do dia em claro. Diversos estudos provam que, desde a infância à velhice, os efeitos do sono inadequado são capazes de prejudicar profundamente a memória, aprendizado, criatividade, produtividade e estabilidade emocional, bem como nos deixar  mais suscetíveis a doenças devido a queda na imunidade.
O sono inadequado está associado à calcificação das artérias coronárias e níveis elevados de fatores inflamatórios relacionados à doença cardíaca. Dormir demais também pode ser arriscado. Níveis mais altos de doenças cardíacas foram encontrados entre mulheres que dormem mais de nove horas por noite. 

Pessoas que têm sono reparador e acordam descansadas são mais capazes de aprender uma tarefa e têm uma probabilidade maior de se lembrar do que aprenderam. 

Crianças também podem experimentar distúrbios hormonais em decorrência de sono inadequado. O hormônio do crescimento (GH) é liberado durante o sono profundo. O GH estimula o crescimento em crianças, ganho de massa muscular e repara células e tecidos danificados tanto em crianças quanto em adultos.
ITO Clínica - Ronco Apneia do Sono e Reabilitação Oral 
Tel. (21) 2512 5151                          faustoito@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário