Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

sexta-feira, 21 de maio de 2010

CAMPANHA

EM DIREÇÃO AO SONO PERFEITO

PRAIA DE IPANEMA - NESTE DOMINGO



A Camapnha Em Direção ao Sono Perfeito é uma ação que será realizada na praia de Ipanema (na altura da Rua Henrique Dumont) no domingo, dia 23 de maio, a partir das 8h, com o objetivo de conscientizar a população da importância e dos benefícios que um sono perfeito pode trazer. Atores vestidos de pijama estarão distribuindo mini-travesseiros e folderes explicativos alertando as pessoas para que dêem a devida importância para a qualidade do sono e assim ter qualidade de vida.

Segundo estudos, cerca de 40% da população brasileira sofre com alguns distúrbios que interrompem o sono. 30% ronca e 4% sofre de apneia. Considerando que a população do Rio de Janeiro é de mais de 6 milhoes de pessoas, 180 mil roncam e 24 mil sofrem de apneia. Devido aos distrubios do sono , os indices de acidentes de trânsito e de trabalho aumentam 7 vezes, sendo que cerca de 30% desses acidentes ocorrem por causa da sonolência excessiva durante o dia. O absenteismo (falta ou queda de rendimento no trabalho) ocasionado pelos distúrbios do sono, provocam gastos de 16 bilhões de dólares nos Estados Unidos.

O ronco é o primeiro sinal que o organismo emite para alertar que existe alguma coisa errada com a respiração durante a noite. Se não tratado ele pode evoluir para a chamada apneia do sono, que é uma parada respiratória que ocorre durante o sono e que está relacionada com sérios problemas a saúde, como arritmias, pressão alta, infarto, derrame cerebral e diabetes. De acordo com os relatos de pessoas que sofrem de apneia a sensação é terrível. "Elas têm a impressão de que vão morrer por falta de ar ou engasgadas. Ao longo do dia são sonolentas e mal humoradas devido à péssima qualidade do sono", ressalta o organizador do evento Dr.Fausto Ito que é Especialista em Anatomia Aplicada da Cabeça - ICB/USP, Membro da Associação Brasileira do Sono e há 13 anos trata de pessoas com distúrbios respiratórios do sono.

Apoio:
                                                   

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Em Direção ao Sono Perfeito - Praia de Ipanema - RJ


SAIBA COMO TRATAR DOS DISTÚRBIOS DO SONO
E MELHORAR A SUA QUALIDADE DE VIDA.


Ronco – Sinal de ALERTA!

O ronco alto e frequente, além do desconforto provocado em quem está ao lado, representa um sinal de perigo porque prejudica a respiração durante o sono devido ao estreitamento da passagem de ar. A apneia do sono é um estágio avançado do ronco, quando há parada respiratória provocada pela completa obstrução das vias aéreas na região da garganta.

Quais os principais sintomas?

Os sinais e sintomas mais comuns são: ronco alto e intenso, engasgos e sensação de sufocação durante o sono, sonolência excessiva durante o dia, lapsos de memória, cansaço constante, irritabilidade e mau humor. Quando esses problemas não são diagnosticados e nem tratados podem progredir para situações mais graves como o aumento da pressão, arritmias, infarto além de aumentar o risco de acidentes de trânsito e de trabalho.

Como diagnosticar esses problemas?

A polissonografia, conhecida como exame do sono, é o método capaz de diagnosticar corretamente diversos distúrbios do sono. Consiste na avaliação de vários parâmetros enquanto a pessoa dorme. Por meio dele é que se verifica o tipo de apneia e a sua classificação (leve, moderada ou grave), bem como alterações cardíacas, respiratórias e cerebrais que podem ocorrer durante o sono.

Quais são as formas de tratamento?

Existem algumas formas de tratamento para os distúrbios do sono que podem ser utilizadas de acordo com as necessidades de cada pessoa. Conheça algumas delas:

• Emagrecimento e Higiene do Sono;

• Aparelhos Bucais de Avanço Mandibular;

• Exercícios Fonoaudiológicos;

• Máscara nasal;

• Cirurgias.

Dicas para dormir bem – Higiene do Sono

1. Colabore com o seu relógio biológico. Durma e acorde sempre no mesmo horário;

2. Emagreça. Reeducação alimentar e exercícios físicos são fortes aliados para combater a obesidade, porém, a atividade física deve ser evitada próximo ao horário de dormir;

3. Deixe o seu quarto escuro para favorecer o sono;

4. Evite o consumo de bebidas alcoólicas perto da hora de dormir;

5. Não leve preocupações para a cama. Isso causa ansiedade e afasta o sono;

6. Evite fumar. O cigarro provoca inflamação da úvula - “campainha” e dos tecidos da faringe que dificultam a passagem do ar;

7. Evite bebidas estimulantes como café, energéticos e refrigerantes;

8. Procure fazer refeições leves na hora do jantar. Evite dormir de estômago cheio;

9. Não durma de barriga para cima. Nesta posição o ronco tende a ser mais intenso;

10. Evite remédios para dormir sem ter prescrição médica.

* Mais informações: http://www.itoclinica.com.br/