Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

sexta-feira, 21 de maio de 2010

CAMPANHA

EM DIREÇÃO AO SONO PERFEITO

PRAIA DE IPANEMA - NESTE DOMINGO



A Camapnha Em Direção ao Sono Perfeito é uma ação que será realizada na praia de Ipanema (na altura da Rua Henrique Dumont) no domingo, dia 23 de maio, a partir das 8h, com o objetivo de conscientizar a população da importância e dos benefícios que um sono perfeito pode trazer. Atores vestidos de pijama estarão distribuindo mini-travesseiros e folderes explicativos alertando as pessoas para que dêem a devida importância para a qualidade do sono e assim ter qualidade de vida.

Segundo estudos, cerca de 40% da população brasileira sofre com alguns distúrbios que interrompem o sono. 30% ronca e 4% sofre de apneia. Considerando que a população do Rio de Janeiro é de mais de 6 milhoes de pessoas, 180 mil roncam e 24 mil sofrem de apneia. Devido aos distrubios do sono , os indices de acidentes de trânsito e de trabalho aumentam 7 vezes, sendo que cerca de 30% desses acidentes ocorrem por causa da sonolência excessiva durante o dia. O absenteismo (falta ou queda de rendimento no trabalho) ocasionado pelos distúrbios do sono, provocam gastos de 16 bilhões de dólares nos Estados Unidos.

O ronco é o primeiro sinal que o organismo emite para alertar que existe alguma coisa errada com a respiração durante a noite. Se não tratado ele pode evoluir para a chamada apneia do sono, que é uma parada respiratória que ocorre durante o sono e que está relacionada com sérios problemas a saúde, como arritmias, pressão alta, infarto, derrame cerebral e diabetes. De acordo com os relatos de pessoas que sofrem de apneia a sensação é terrível. "Elas têm a impressão de que vão morrer por falta de ar ou engasgadas. Ao longo do dia são sonolentas e mal humoradas devido à péssima qualidade do sono", ressalta o organizador do evento Dr.Fausto Ito que é Especialista em Anatomia Aplicada da Cabeça - ICB/USP, Membro da Associação Brasileira do Sono e há 13 anos trata de pessoas com distúrbios respiratórios do sono.

Apoio:
                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário