Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

domingo, 30 de agosto de 2009

Em paz com a balança...


A batalha para emagrecer parece invencível? Então avalie como andam as suas noites de sono...

Existem fortes indícios que passar as noites em claro financie essa derrota. A privação do sono faz cair a produção de leptina, hormônio da saciedade. Quem não dorme como deveria tende a exagerar nas refeições e ainda tem pouca disposição para se exercitar. O excesso de peso, aliás, costuma ser acompanhado pela apneia, distúrbio marcado por roncos e interrupções na respiração durante o sono. Cerca de 50% das pessoas obesas sofrem de apneia que contribui para perpetuar os quilos a mais.

Os principais distúrbios do sono:

1) Insônia: é a dificuldade adormecer ou manter o sono ao longo da noite. Suas causas são múltiplas - desde transtornos psicológicos ao tabagismo, além de consumo abusivo de café, álcool e energéticos. O tratamento pode variar de acordo com a causa do problema, mas geralmente são usados remédios indutores do sono.

2) Apneia do Sono: famosa pelos roncos, a apneia é caracterizada por interrupções na respiração que podem durar de 10 segundos a mais de 1 minuto. O perigo é que a barulheira noturna deixa o organismo sob estresse e reduz o aporte de oxigênio aos tecidos. Para controlar o problema existem diversas alternativas: emagrecimento e higiene do sono, aparelhos bucais, CPAP, Exercícios fonoaudiológicos.



Fonte: Revista Saúde (Adaptado).


Nenhum comentário:

Postar um comentário