A polissonografia (PSG) é uma avaliação neurofisiológica completa do sono (Padrão Ouro) que pode ser realizada tanto em clínicas especializadas ou em domicílio. O exame é supervisionado por um técnico especializado ao longo de toda a noite para garantir a qualidade do registro. A pessoa dorme com sensores fixados ao corpo para monitorização de vários parâmetros durante todo o sono. De acordo com a necessidade, o médico pode solicitar registro em video e utilização de outros sensores.
O dados coletados durante o exame são analisados pelo médico especialista, que irá emitir um laudo que será entregue ao seu médico.
A PSG possibilita caracterizar o índice de apneia e hipopneias (IAH), a porcentagem de oxigênio que circula pelo corpo durante o sono, os microdespertares, as porcentagens de cada estágio do sono, registro do ronco em função da posição corporal, entre outros.
Por meio da PSG, é possivel diagnosticar a causa da fragmentação do sono, se está ocorrendo pausas na respiração enquanto a pessoa está dormindo (apneias), se há movimentos anormais dos membros inferiores.
A polissonografia é indicada para os seguintes casos:
- Distúrbios respiratórios durante o sono - roncos, síndrome da apneia obstrutiva do sono, síndrome de aumento de resistência das vias aéreas superiores, entre outros.
- Controle pós-tratamento da apneia obstrutiva do sono como cirurgia, aparelhos bucais, sonolência excessiva diurna (SED), narcolepsia, hipersonia idiopática ou recorrente.
- Alterações motoras e de comportamento durante o sono - sonambulismo, distúrbio de comportamento do sono REM e epilepsia.
- Síndrome das pernas inquietas e movimentos periódicos dos membros inferiores.
- Insônia.
- Normal - menor que 4,9/h
- Apneia Leve - entre 5 e 15/h
- Apneia Moderada - entre 15,1 e 30/h
- Apneia Grave - maior que 30/h
ITO Clínica Ronco Apneia do Sono Reabilitação Oral
Av. Nossa Senhora de Copacabana n. 583 sala 701 - Copacabana RJ.
- Ito FA, Ito RT, Moraes NM, Sakima T, Bezerra MLS, Meirelles RC. Condutas terapêuticas para tratamento da síndrome da resistência das vias aéreas superiores (SRVAS) e da síndrome da apnéia e hipopnéia obstrutiva do sono (SAHOS) com enfoque no Aparelho Anti-Ronco (AAR-ITO®). Dental Press Ortodon Ortop Facial 2005; 10(4): 143-56.
- American Sleep Disorders Association. Practice parameters for the treatment of snoring and obstructive sleep apnea with oral appliances. Sleep 1995;18(6): 511-3.
Nenhum comentário:
Postar um comentário