Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Que sono é esse?

Imagem: Salvador Dali

Por Ivy Kate Gomes.

ikategomes@gmail.com

Sabe aquele sono que não acaba? Por mais que você durma, fica sempre com a sensação que merece dormir mais um pouquinho. Pois é, muitas pessoas se sentem assim todos os dias. Um cansaço que não sabe de onde vem, falta de disposição, um mau humor incrível acompanhado de uma irritabilidade extrema. Isso tudo pode estar diretamente ligado a sua noite de sono.
Na maioria das vezes, as pessoas que se sentem assim, não dormem bem devido ao estresse, insônia ou problemas de ronco dela própria ou do parceiro. Vamos combinar né? Ninguém merece, nos dias de hoje, sofrer por causa de ronco. Eita barulhinho incomodante! O pior que é chato pra quem ronca, pra quem dorme ao lado, em outros cômodos e, pasmem, até mesmo em outros andares.

Todos os dias é a mesma ladainha. Se ele ronca, ela reclama. Isso quando não vai dormir no sofá da sala. Se é ela quem ronca, o marido, coitado, muitas vezes, fica sem jeito de falar, mas é fatal, mais dia menos dia ele não vai aguentar e vai reclamar.
O ronco incomoda a gregos e troianos, não tem meio termo mesmo. Também quem suporta um barulho daquele no pé do ouvido a noite inteira? E para falar a verdade, o barulho é o de menos. Se as pessoas soubessem que o ronco é um sinal de alerta que, se não tratado pode virar uma doença, conhecida como apneia do sono com consequências graves para a saúde como uma parada cardíaca, por exemplo, ninguém mais faria piadinha a respeito do assunto.
Lembra como era engraçado ver seu avô roncando depois do almoço de domingo? Todo mundo caía na gargalhada, né? Pois é, por um acaso você se lembra de que ele morreu? Será que foi de infarto ou derrame cerebral?

Muitas pessoas ainda brincam quando o assunto é ronco, mas há tempos esse problema deixou de ser motivo de risadas e chacotas. Você sabia que mais de 30% da população ronca? Que o ronco é um dos responsáveis por brigas familiares e divórcios, principalmente, entre os casais mais jovens? E, que com o passar do tempo, todos nós, estamos propensos a desenvolver este distúrbio do sono, seja por obesidade ou por envelhecimento e flacidez da musculatura da garganta? Por estes e outros motivos é que a mídia tem se esmerado em falar do assunto com tanta propriedade. Já parou pra pensar porque este tema está tão em evidência? Tenho certeza que esse tema ainda vai dar pano para muitas mangas.

Um dia desses ouvi um executivo dizer que quando viaja a trabalho, sempre gasta muito mais dinheiro que seus amigos de viagens. Sabe por que? Por motivos óbvios. Ele ronca e ninguém topa dividir o quarto com o sujeito. E a mulher, que morre de vergonha, isso mesmo, morre de ver-go-nha de sair com o namorado novo e pegar no sono. Já pensou, o que ele vai achar se logo na primeira noite ele não conseguir dormir por causa do ronco dela?

Por isso que eu digo que chique, econômico e saudável é não roncar. Todo mundo diz que investe em qualidade de vida, faz dieta balanceada, vai para a academia malhar todos os dias, os salões de beleza estão sempre lotados. Até eles estão frequentando mais este tipo de ambiente. Mas quando o assunto é qualidade do sono, ninguém dava muita importância. Isso mesmo, da-va, porque agora, todo mundo já sabe que ronco não é piadinha e que deve ser levado a sério. Vários estudos já comprovaram que se dormirmos melhor diminuímos as chances de ficarmos doentes, aumentamos a longevidade, enfim, melhoramos a nossa qualidade de vida.

Ah! Quase me esqueci de dizer que existem várias formas de tratamento para os distúrbios do sono e uma delas, a mais aceita, é o uso dos aparelhos bucais de avanço mandibular, totalmente personalizado, discreto e feito sob medida para você.

3 comentários:

Anônimo disse...

Meu esposo, ronca, tem apnéia...mas, aqui não tem nenhum odontólogo especializado nessa área...esse procedimento é só no consultório?
Sinto-me cansada no dia seguinte, pois não consigo dormir tranquilamente, muitas vezes temos que nos afastar pq qdo consigo dormir, acordo-me assustada com os ruídos, gemidos, que o ronco causa a ele. Que posso fazer pra ajudar, aqui é uma cidade interiorana, não possuimos especialistas. Sem mais, despeço-me....Marisa

Dr. Fausto ITO disse...

Prezada Marisa
Não sei onde vocês moram, porém devem procurar ajuda de um especialista na cidade mais próxima porque a tendência do problema é agravar com o passar do tempo. Procure por um médico do sono para solicitar o exame do sono (polissonografia) para depois iniciar o tratamento.
Qualquer dúvida entre em contato conosco.
Atenciosamente,
Fausto Ito.

Dra.Sandra Lucia Rodrigues disse...

Dr.Flausto,
Sou Dentista,graduada a 24 anos ,conclui um curso de Habilitaçao para atuar em Disturbios do sono.Curso especializaçao em ortodontia.Atuo como Dentista do sono e gostaria de poder participar com sua equipe dos eventos ligados a area.Parabenizo pelo blog que é muito objetivo atingindo a todos os publicos.
Sandra lucia Rodrigues

Postar um comentário