E agora?
Cerca de 60 milhões de brasileiros sofrem com a apneia do sono, o que provoca despertares repetidos e paradas na respiração durante o sono devido a obstrução da passagem de ar nas vias aéreas. Desde 1981, o tratamento padrão tem sido a pressão positiva contínua nas vias aéreas, conhecida por CPAP que por meio de uma máscara acoplada ao rosto, injeta ar pelo nariz para desobstruir a garganta.
O CPAP é eficiente no tratamento da apneia do sono, porém a máscara utilizada é o grande inconveniente por ser grande, volumosa e invasiva. Muitos pacientes se recusam a utilizá-la ou a retiram durante o sono devido ao incômodo e, principalmente, sensação de claustrobia que provoca.
Estudos mostram que o CPAP é eficaz durante os exames em laboratórios do sono. Entretanto, quando as pessoas o levam para casa, as chance de abandono podem atingir 70% dos casos em um prazo de 1 a 3 semanas de uso.
Qual a opção de tratamento para as pessoas que não se adaptaram ao CPAP?
De acordo com estudos publicados, o aparelho de avanço mandibular é a forma de tratamento mais aceita pelas pessoas que sofrem de ronco e apneia do sono quando comparado a outras formas de tratamento. A eficácia dos aparelhos bucais foi exaustivamente testada e pode atingir 90% de resolutividade quando são indicados para tratamento do ronco primário, apneia leve e moderada. Para casos de apneia grave, os aparelhos bucais conseguem reduzir os índices de apneia em torno de 50% a 60%.
Atualmente, os aparelhos bucais de avanço mandibular representam uma forma valiosa de tratamento para distúrbios do sono por se mostrarem efetivos na melhora do índice de apneia e hipopneia (IAH), na sonolência diurna e no ruído do ronco. Além disso, são fáceis de se adaptar, de transportar e não há necessidade de energia elétrica para seu funcionamento.
Aparelho ITO (INPI 2000).
>>> Clique e saiba mais sobre a Polissonografia.
ITO Clínica Ronco Apneia do Sono Reabilitação Oral
Av. Nossa Senhora de Copacabana n. 583 sala 701 Copacabana - RJ.
Tel. (21) 2512 5151
Referências:
KUSHIDA, C. A. et al. Practice parameters for the treatment of snoring and Obstructive Sleep Apnea with oral appliances: an update for 2005.Sleep, v. 29, n. 2, p.240-243, 2006.
ITO, F. A. et al. Condutas terapêuticas para tratamento da síndrome da resistência das vias aéreas superiores (SRVAS) e da síndrome da apnéia e hipopnéia obstrutiva do sono (SAHOS) com enfoque no Aparelho Anti-Ronco (AAR-ITO). Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial, v. 10, p. 143-156, 2005.
AMERICAN ACADEMY OF SLEEP MEDICINE. International classification of sleep disorders, 2nd Edition: Diagnostic and coding manual. Westchester, IL: American Academy of Sleep Medicine, 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário