Especialistas alertam para os problemas causados
por uma noite mal dormida.
Por: Henrique Giordani - Revista Medicando.
Dormir mal pode ser muito mais perigoso do que se imagina. Além de passar o dia cansado, sem obter máximo rendimento em suas atividades, a falta de qualidade no repouso traz efeitos prejudiciais à saúde.
Em longo prazo, o débito de sono pode levar as pessoas à depressão e problemas cardiocirculatórios graves, como arritmias, hipertensão, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC). Com a falta do descanso, o ser humano sofre um desajuste do metabolismo, podendo causar, também, obesidade e diabetes.
Homens com mais de 50 anos de idade possuem quatro vezes mais chance de impotência, quando o repouso é irregular. O nível de testosterona reduz e, por consequência, dificulta a vida sexual. “O sono é a principal forma do nosso organismo se recuperar do cansaço e do estresse ao qual somos submetidos diariamente”, afirma Dr. Fausto Ito, especialista em Anatomia Aplicada da Cabeça ICB/USP.
Segundo o especialista, no Japão, 53% da população usuária da internet adormece mais tarde e tem menos de seis horas de sono. Isso compromete a capacidade de raciocínio e julgamento e prejudica o rendimento no trabalho e estudos. “A vida corrida acaba fazendo com que as pessoas descuidem da alimentação e dos exercícios físicos, fatores que interferem diretamente no sono e podem acarretar em diversos problemas de saúde”, conclui Ito.
Médica especialista em Saúde do Sono, Luciana Palombini acrescenta que uma pessoa com insônia “não deve ficar deitada na cama para conseguir dormir. O ato aumenta o nível de ansiedade e retarda ainda mais o adormecimento”.
Segundo a Academia Americana de Medicina do Sono, basta seguir algumas regras para que se tenha um repouso agradável:
1. O quarto deve ser usado apenas para o descanso. Atividades como estudos e TV podem ser realizadas em outro lugar;
2. Cômodo silencioso e arejado;
3. Deitar-se em horários semelhantes todos os dias;
4. Não ingerir bebidas com cafeína à noite.
* Mais informações sobre tratamento dos Distúrbios do Sono acesse: http://www.itoclinica.com.br/