SAIBA COMO TRATAR DOS DISTÚRBIOS DO SONO
E MELHORAR A SUA QUALIDADE DE VIDA.
Ronco – Sinal de ALERTA!
O ronco alto e frequente, além do desconforto provocado em quem está ao lado, representa um sinal de perigo porque prejudica a respiração durante o sono devido ao estreitamento da passagem de ar. A apneia do sono é um estágio avançado do ronco, quando há parada respiratória provocada pela completa obstrução das vias aéreas na região da garganta.
Quais os principais sintomas?
Os sinais e sintomas mais comuns são: ronco alto e intenso, engasgos e sensação de sufocação durante o sono, sonolência excessiva durante o dia, lapsos de memória, cansaço constante, irritabilidade e mau humor. Quando esses problemas não são diagnosticados e nem tratados podem progredir para situações mais graves como o aumento da pressão, arritmias, infarto além de aumentar o risco de acidentes de trânsito e de trabalho.
Como diagnosticar esses problemas?
A polissonografia, conhecida como exame do sono, é o método capaz de diagnosticar corretamente diversos distúrbios do sono. Consiste na avaliação de vários parâmetros enquanto a pessoa dorme. Por meio dele é que se verifica o tipo de apneia e a sua classificação (leve, moderada ou grave), bem como alterações cardíacas, respiratórias e cerebrais que podem ocorrer durante o sono.
Quais são as formas de tratamento?
Existem algumas formas de tratamento para os distúrbios do sono que podem ser utilizadas de acordo com as necessidades de cada pessoa. Conheça algumas delas:
• Emagrecimento e Higiene do Sono;
• Aparelhos Bucais de Avanço Mandibular;
• Exercícios Fonoaudiológicos;
• Máscara nasal;
• Cirurgias.
Dicas para dormir bem – Higiene do Sono
1. Colabore com o seu relógio biológico. Durma e acorde sempre no mesmo horário;
2. Emagreça. Reeducação alimentar e exercícios físicos são fortes aliados para combater a obesidade, porém, a atividade física deve ser evitada próximo ao horário de dormir;
3. Deixe o seu quarto escuro para favorecer o sono;
4. Evite o consumo de bebidas alcoólicas perto da hora de dormir;
5. Não leve preocupações para a cama. Isso causa ansiedade e afasta o sono;
6. Evite fumar. O cigarro provoca inflamação da úvula - “campainha” e dos tecidos da faringe que dificultam a passagem do ar;
7. Evite bebidas estimulantes como café, energéticos e refrigerantes;
8. Procure fazer refeições leves na hora do jantar. Evite dormir de estômago cheio;
9. Não durma de barriga para cima. Nesta posição o ronco tende a ser mais intenso;
10. Evite remédios para dormir sem ter prescrição médica.
* Mais informações: http://www.itoclinica.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário