Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

sexta-feira, 25 de março de 2016

A World Health Organization adverte: CUIDE BEM DO SEU SONO!



A World Health Organization (WHO) considera o sono como uma função fisiológica nobre, pela importância que detém na saúde geral, como também na qualidade de vida, incluindo o crescimento e o envelhecimento saudáveis e ativos, devido às suas capacidades restauradoras, adaptativas e comportamentais.
Este ano o Dia Mundial do Sono enfatizou a importância do sono em qualquer idade, mas igualmente sobre o determinismo de que o sono saudável pode refletir na melhoria de diversas doenças.

Estima-se que cerca de 45% da população mundial sofra de perturbações do sono, que podem variar entre insônias, hipersonias, parassonias ou alterações no ritmo circadiano. As perturbações comportamentais do sono são muito frequentes na população infantil, já que cerca de 20% a 30% das crianças apresentam algum tipo de problema de sono. A intervenção precoce é fundamental, pois estas situações podem ser persistentes ou perpetuarem-se no tempo, provocando ansiedade e privação do sono em todos os membros da família.

São três os elementos que, em conjunto, permitem avaliar a qualidade do sono. O primeiro é a duração, que apesar de variar com a idade, deve ser sempre suficientemente longa para que o acordar seja sentido de forma alerta e descansada. O segundo é a continuidade, que se relaciona com os ciclos, cuja sequência deve ser respeitada e não interrompida e por fim, a profundidade, com uma amplitude que proporcione uma sensação restauradora e vivificante.

MUDE SEU COMPORTAMENTO PARA DORMIR MELHOR

Os dez conselhos de higiene do sono preconizados por diversas Associações de Medicina do Sono têm por objetivo proteger e de adotar medidas que facilitem a manutenção e/ou o restabelecimento de um sono saudável e natural. Estes aconselhamentos chamam a atenção para adequação da temperatura, do ruído, da luz, do conforto da cama ou da presença de dispositivos eletrônicos que possam atrapalhar o sono, mas também evitar o consumo de cafeína ou do trabalho intelectual próximo da hora de dormir.

As alterações do sono nas crianças repercutem no rendimento escolar, pelo déficit de atenção e concentração que provocam. Nos adultos, tais distúrbios, além de diminuírem a produtividade no trabalho e na capacidade de decisão, podem precipitar acidentes graves de trânsito e alterações como a ansiedade e a depressão, além de diminuição da libido.
De forma global sabemos também que a qualidade do sono interfere na homeostasia do sistema imunológico, na regulação hormonal, no metabolismo e também no sistema cardiovascular.

CUIDE BEM DO SEU SONO!

A privação de sono é perigosa para a saúde. Poucas horas de sono por noite provocam efeitos danosos e permanentes em nosso organismo, mesmo que se durma pouco em apenas uma única noite.


Apesar da maioria das perturbações do sono ser tratável, menos de um terço das pessoas procura ajuda profissional, porém diversas manifestações podem começar na infância, com tendência a se manterem ao longo da vida adulta e do envelhecimento podendo resultar em queda na qualidade de vida e até morte precoce.
Referências:
  1. World Health Organizationwww.who.int
  2. World Sleep Society: www.worldsleepsociety.org

ITO Clínica Ronco Apneia do Sono Reabilitação Oral 
Av. Nossa Senhora de Copacabana n. 583 sala 701 Copacabana - RJ.
Tel. (21) 2512 5151                faustoito@gmail.com

quarta-feira, 2 de março de 2016

ANATOMIA DO SONO


Não se considera mais o sono apenas como um período em que passamos inconscientes. Trata-se de um estado dinâmico, em que níveis variáveis de atividade elétrica e fluxo de substâncias químicas (neurotransmissores) atuam em diversas áreas do cérebro. Para que isso ocorra, existem 2 estruturas localizadas no hipotálamo que são responsáveis por determinar a hora em que adormecemos e acordamos. 
A HORA DE DORMIR

O sono depende das células do NÚCLEO PRE-ÓPTICO VENTROLATERAL (VLPO). É necessário o acúmulo de adenosina, que ocorre ao longo dia, para que a vontade de dormir aconteça. Devido a esse acúmulo no cérebro, o VLPO emite um sinal para que os centros de vigília deixem de produzir as substâncias que nos mantém alertas, como a histamina, por exemplo.    





A HORA DE ACORDAR

O despertar é iniciado pelo relógio biológico do corpo, localizado em outro grupamento celular, o NÚCLEO SUPRAQUIASMÁTICO (SCN), o qual reage a presença de luz. Ao detectar a presença de luz no ambiente, o SCN emite a ordem de despertar que inibe os sinais do VLPO, reativando o sistema de vigília.


ESTRUTURAS ANATÔMICAS RESPONSÁVEIS PELO SONO

  • HIPOTÁLAMO: essencial ao sono. Contém grupos de neurônios que governam o ritmo circadiano e regulam as substâncias químicas que são responsáveis pelo sono e vigília. 
  • TÁLAMO:  inibe os estímulos sensoriais permitindo que o cérebro se concentre em processar as informações adquiridas durante o dia. 
  • GLÂNDULA PINEAL: a partir do pôr do sol, o relógio biológico detecta a diminuição da luminosidade e inicia a produção da melatonina que  prepara o cérebro para o sono. 
  • HIPOCAMPO:  essencial para a memória. Durante o sono REM reativa as memórias que serão armazenadas. 
  • PONTE: participa do despertar e da ativação dos sonhos. Durante o sono REM inibe os sinais da medula espinhal, impedindo nossa expressão física nos sonhos. 
  • CÓRTEX CEREBRAL: é ativado no sono REM por sinais emitidos pela ponte. Os sonhos talvez sejam tentativas do córtex para criar uma "narrativa" com base nas informações coletadas durante a vigília.
  • RETINA: contém células que enviam um sinal de despertar ao cérebro quando detectam a luz do amanhecer. 
Fonte: National Geographic Society (Adaptado). 

ITO Clínica - Ronco Apneia do Sono Reabilitação Oral 
Av. Nossa Senhora de Copacabana n. 583 sala 701 - Copacabana RJ.
Tel. (21) 2512 5151                 faustoito@gmail.com