Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

domingo, 14 de dezembro de 2014

O SONO E O HORMÔNIO DO CRESCIMENTO NO HOMEM.

Quanto mais velho se fica, menos se dorme e o inverso também é verdadeiro.

Um estudo publicado na revista Journal of the American Medical Association, pesquisadores da Universidade de Chicago relacionaram a quantidade e a qualidade do sono ao envelhecimento masculino. Segundo a pesquisa, poucas horas de descanso noturno provocam queda nas taxas do hormônio do crescimento (GH), cuja deficiência  está associada aos sintomas mais comuns do envelhecimento como o  acúmulo de tecido adiposo, flacidez muscular, fraqueza óssea e perda de libido e da disposição.

Os pesquisadores acompanharam 149 voluntários homens durante 14 anos (de 1985 a 1999), com idade variando entre 16 e 83 anos. Ao cruzar os dados obtidos ao longo desse período, eles verificaram que a duração do sono profundo sobre o total de horas dormidas entre aqueles com mais de 35 anos equivalia a um quinto da quantidade registrada entre os jovens com menos de 25 anos. 

Ao todo, o sono é dividido em cinco fases. A terceira e a quarta fases correspondem as etapas do sono profundo em que os batimentos cardíacos tornam-se mais lentos, a pressão arterial cai, os músculos relaxam completamente e o cérebro ordena que a hipófise (figura abaixo), glândula localizada próximo a base do crânio, produza o hormônio GH. 


Durante uma noite bem dormida, ou seja, quando o sono é considerado reparador, ocorre cerca de 4 a 6 ciclos de sono em que essas todas as fases se repetem. Quando se dorme menos de 6 horas por noite ou o sono é fragmentado, o nosso organismo tem menos tempo de descanso e, consequentemente, menor produção de GH.


Como o sono interfere no processo de envelhecimento masculino? 

O hormônio GH, cujo declínio está  associado ao processo de envelhecimento, é secretado pela hipófise durante as fases profundas do sono. Entre os 25 e os 35 anos, a duração das fases profundas entre os homens cai drasticamente de 19% para 3,5% do tempo total de sono. A partir dos 35 anos, a secreção do hormônio GH é 75% menor do que na juventude. 

ITO Clinica - Ronco Apneia do Sono Reabilitação Oral

(21) 2512 5151

Referência:

Journal of the American Medical Association.