Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Rrrrr.... RONCO - Você sabia que a solução está com o dentista?



O ruído que pode atingir cerca de 85 a 90 decibéis é capaz de atrapalhar o sono de qualquer ser humano que divida o mesmo quarto e até mesmo em outros ambientes e compromete em cheio a qualidade de vida do roncador e de quem dorme ao lado.
Que o ronco incomoda isso é fato. Mas o que pouca gente ouve falar é que uma das soluções está no consultório de Dentistas Especialistas em Sono. Existem diversas formas de tratamento para combater os distúrbios respiratórios do sono e uma delas é o uso de aparelho bucal.
O Dr. Fausto Ito representa a segunda geração de dentistas que há 35 anos se dedicam exclusivamente ao tratamento do ronco, bruxismo e apneia do sono com aparelho bucal.

“O aparelho que utilizamos é composto de duas placas de acrílico separadas que se encaixam nos dentes das arcadas superior e inferior. O objetivo é avançar levemente a mandíbula para evitar que a língua deslize em direção a garganta e obstrua a passagem de ar durante o sono”.

A novidade é que o aparelho idealizado pelo Dr. Ito é composto de elásticos específicos que são responsáveis pelo avanço da mandíbula sem restringir nenhum movimento da boca durante o sono. Outra vantagem é que a própria pessoa pode regular a quantidade do avanço mandibular sem forçar os músculos do rosto e respeitando a sua própria necessidade.
Essas características tornam o aparelho confortável e o fato de ser totalmente personalizado facilita a adaptação. O dispositivo é usado somente durante a noite e é indicado para ronco, bruxismo, apneia leve, moderada e casos de apneia grave quando a pessoa não se adapta ou rejeita o CPAP - máscara nasal.
O aparelho bucal é bem aceito pelas pessoas e fácil de transportar. Com o uso regular do dispositivo associado a algumas mudanças com relação à alimentação, consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo e atividade física, o ronco desaparece, os sintomas da apneia são eliminados e a pessoa volta a dormir e respirar adequadamente, ou seja, melhora a sua qualidade de sono e de vida.

“Ao longo desse tempo pudemos constatar que a abordagem de diferentes profissionais da área de saúde possibilita resultados rápidos e eficientes que refletem diretamente na satisfação de quem usa. Em média aguardamos o tempo de 3 a 6 meses de acompanhamento clínico para solicitar a polissonografia de controle e comparar os resultados.” É o que afirma o Dr. Fausto Ito.

* Mais informações:
ITO Clínica - Ronco e Apneia do Sono
(21) 2512 5151

sábado, 20 de outubro de 2012

Adaptação ao horário de verão pode levar até uma semana.


À meia-noite de sábado (20) para domingo (21), boa parte do Brasil vai adiantar os relógios para se ajustar ao horário de verão. Segundo o Fausto Ito, membro da Associação Brasileira do Sono, a mudança de horário causa alterações no metabolismo: “O horário de verão desorganiza o nosso relógio biológico, que é controlado exatamente pela luz do sol. Quando o sol está nascendo, há transmissão de informações para a nossa retina, que vão para o cérebro. A partir daí, é desencadeada toda a produção de determinados hormônios que vão fazer a gente ficar alerta durante o dia. A grande questão é que estamos acostumados a dormir e acordar em determinadas horários e a mudança de horário vai exigir do nosso corpo uma adaptação a esse novo ritmo, que pode demorar até uma semana”.
Ainda de acordo com o especialista, a adaptação vai ser mais complicada para quem trabalha à noite. “Aqueles que trabalham em turnos vão ter o horário praticamente todo invertido, e isto, metabolicamente falando, vai trazer algum tipo de prejuízo a médio e longo prazo. Alterações na qualidade do sono estão diretamente relacionadas com alterações cardíacas, obesidade, e desenvolvimento de diabetes do tipo 2, podendo causar problemas mais graves futuramente”, alerta Fausto Ito.

http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2012/10/adaptacao-ao-horario-de-verao-pode-levar-ate-uma-semana-diz-especialista.html 

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Conheça os sintomas e consequências da apneia do sono.


Dor de cabeça pela manhã, ronco alto, cansaço e
sonolência durante o dia...


Se você se identificou com alguma dessas situações, CUIDADO! Sintomas comuns a quem sofre de apneia do sono (interrupção temporária da respiração) podem indicar problemas cardiovasculares. Estudo realizado pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra, aponta que essas complicações estão intimamente ligadas, pois são ocasionadas pelo mesmo problema, a obstrução das vias aéreas superiores enquanto a pessoa dorme.  

"O distúrbio leva o indivíduo a ter o sono fragmentado o qual provoca queda da oxigenação dos tecidos do corpo, aumento da pressão arterial e aterosclerose [acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos]. Dependendo da gravidade, a pessoa estará predisposta a desenvolver arritmia cardíaca, infarto e AVC”, alerta o Dr. Fausto Ito, Especialista em Anatomia Aplicada da Cabeça e membro da Associação Brasileira do Sono. 

De acordo com o estudo, é prematuro afirmar que pacientes com apneia poderão se tratar com os medicamentos destinados à hipertensão. Como as alterações são as mesmas para as duas doenças, é necessária a realização da polissonografia (exame do sono) para investigar se as alterações no sono estão elevando a pressão, principalmente durante a noite ou pela manhã. 

O Dr. Fausto Ito alerta que o ronco alto e frequente, principal sinal da apneia, e que é perigosamente negligenciado, pode ter relação com a o aumento da pressão. “Não há um medicamento para isso. Se a pessoa emite fortes ruídos enquanto dorme ou tem apneia de grau leve ou moderado, o tratamento é feito com aparelhos bucais de avanço mandibular. Quando for um problema mais grave associado a outros fatores como obesidade (IMC≥35 kg/m2), diabetes descontrolada é recomendável o uso de máscara nasal [CPAP]”, explica. 

O especialista sugere pequenas mudanças de hábito que podem melhorar a qualidade do sono e prevenir os sintomas. “Fazer exercícios periodicamente é fundamental. Deve-se evitar bebidas alcoólicas antes de dormir, pois elas causam maior relaxamento na musculatura que resultam no aumento dos roncos e das apneias”, recomenda.


* Acesse o link e saiba mais sobre o efeito do Aparelho ITO para apneia do sono: 

domingo, 7 de outubro de 2012

Você ainda acha que roncar é normal?


E, no meio da noite, um barulho te impede de dormir. A cama quase treme, o ruído é ensurdecedor. Você olha para o lado e percebe que seu parceiro está com a boca aberta, a barriga para cima e roncando como igual a um trator…  



Quem ainda não experimentou essa situação, não sabe o quão traumático e desagradável é passar a noite inteira cutucando o companheiro e observando se ele parou de respirar. O ruído pode atingir cerca de 80 a 90 decibéis e as pausas na respiração podem durar cerca de 1 minuto e meio. Essas duas situtações são motivos mais que suficientes para procurar ajuda de um especialista em Sono o quanto antes.

Para quem ainda não acredita que o ronco representa uma séria ameaça a saúde humana, diversos estudos relacionam de forma direta o ronco com diversos tipos de câncer, diabetes tipo 2, obesidade, depressão, AVC e infarto do miocárdio.

Há quem cometa a herege de dizer em pleno século XXI que roncar é normal. Tomara que Deus ilumine essas pessoas e as façam ler esse artigo e tomar alguma atitude para solucionar o problema porque quando estamos roncando ocorre o estreitamento da passagem de ar nas vias aéreas, a oxigenação fica comprometida e a região da garganta fica mais suscetível ao colabamento (apneias). 

As pessoas que sofrem cronicamente com esses episódios em seu sono comumente são pessoas mais impacientes, com dificuldade de aprendizado e concentração e seu funcionamento de uma forma geral é bem mais lento.  Uma das consequências mais frequentes de quem dorme mal é a sonolência excessiva que se estabelece durante o dia em momentos indevidos. A sonolência excessiva diurna (SED) é responsável por aumentar em o risco de acidentes de trânsito e de trabalho em cerca de 7 a 10 vezes. No Brasil ocorrem cerca de 3 mil acidentes por ano por causa de motoristas que dormem ao volante.