Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

SAIBA COMO IDENTIFICAR O RONCO INFANTIL.



Você sabia que o baixo rendimento escolar, agressividade e hiperatividade podem ser sinais de que o seu filho sofre de distúrbios do sono? Uma noite mal dormida prejudica o desenvolvimento da criança e é preciso que os pais estejam atentos para buscar informações e tratamentos adequados o quanto antes. Conheça os sintomas, as consequências e os tratamentos para o ronco infantil.
Identificando os sintomas

A identificação dos sintomas de que o filho não está dormindo bem deve ser feita pelos pais, pois dificilmente a criança consegue fazer a associação do cansaço ou da falta de atenção nos estudos com problemas ligados ao sono. Fausto Ito, especialista em Odontologia do Sono e Membro da Associação Brasileira do Sono, explica que um dos sinais mais visíveis é a respiração forte da criança. Não que isso seja um sintoma grave, mas serve como primeiro sinal para os pais ficarem alertas aos demais indícios quando a criança se deita para dormir. 

Os pais devem se preocupar quando o ronco passa a ser alto e frequente.
O ronco geralmente impede as crianças de chegar ao sono profundo, que é quando o corpo realmente descansa e repõe as energias gastas durante o dia. Quando esse processo é interrompido ou o tempo que a criança fica nesse estágio de sono não é suficiente, o cansaço e o baixo rendimento escolar passam a chamar atenção, evidenciando ainda mais o problema.

Nas crianças o ronco está associado ao aumento dos tecidos linfóides como as adenóides e amígdalas que podem provocar dificuldades na respiração e sono agitado. Somado ao crescimento das amígdalas, o Dr. Fausto acrescenta as alergias e o desvio de septo como causas do ronco nos pequenos. Além desses fatores, chupar chupeta e o dedo podem alterar a arcada dentária e o céu da boca, prejudicando ainda mais quem já tem algum desses problemas.
O Dr. Fausto Ito comenta que o ronco é sinônimo de fragmentação do sono e isso pode trazer sérias consequências para o desenvolvimento das crianças.
Consequências
A dificuldade na respiração noturna pode acarretar vários problemas de saúde nas crianças como queda na imunidade e  de crescimento. A mordida aberta que ocorre quando os dentes frontais da arcada superior não tocam os da arcada inferior, é uma das consequências atribuídas à dificuldade de respirar durante a noite o qual pode acentuar o barulho do ronco nas crianças. O Dr. Ito explica que o céu da boca profundo e arcada estreita também contribuem para atrapalhar a respiração pelo nariz durante a noite e por esse motivo os pequenos acabam dormindo com a boca aberta.
O ronco e as apneias do sono nas crianças geralmente vem acompanhado de respiração bucal, posição incorreta da língua, alteração no posicionamento dos dentes devido ao crescimento irregular da parte superior e inferior da boca.
O comportamento, o humor e a capacidade de retenção de informações na escola também podem ser prejudicados quando a criança passa por períodos de sono SEM EXTENÇÃO REPARADORA.
A obesidade tanto pode ser causa como consequência do ronco infantil. Segundo Fausto Ito, a partir do momento em que a criança dorme mal, o corpo precisa compensar essa energia que não foi reposta durante o sono. Com isso, a tendência é que ela busque outras fontes de energia, como os carboidratos, doces e frituras.
Esse quadro piora ainda mais quando a criança é sedentária. O que falta na população é informação para evitar que os pequenos desenvolvam problemas de obesidade e diabetes por conta de noites mal dormidas, adverte o Dr. Fausto.
Os pais que percebem que seus filhos estão roncando devem procurar ajuda médica para avaliar quais são as causas do ronco e iniciar o tratamento para sanar o problema. "O diagnóstico e o tratamento são feitos multidisciplinarmente. Isso inclui a participação do pediatra, do otorrinolaringologista, dentista e fonoaudiólogo.
O exame mais utilizado para diagnosticar corretamente os distúrbios do sono é o exame do sono - polissonografia. 
Tratamento e correção
O tratamento para as crianças poderá englobar diversos procedimentos tanto conservadores como tratamento de condições alérgicas, uso de aparelhos bucais para estimular crescimento, acompanhamento fonoaudiológico e mudança de estilo de vida das crianças e dos pais. 

Além disso, o Dr. Fausto Ito indica a prática de exercícios físicos regularmente, além de alimentação balanceada e adequada às necessidades da criança. A higiene do sono também é essencial e por esse motivo os pais devem ser rigorosos quanto aos horários dos pequenos para dormir e acordar e, principalmente, quanto ao uso de aparelhos eletrônicos e internet. 

quinta-feira, 20 de setembro de 2012